A última etapa do Grande Circo no continente americano decorrerá no circuito José Carlos Pace, no Brazil.
Falamos de um evento que, previselemente, ficará marcado por momentos tensos, que resultam da eleição recente de Lula da Silva para presidente do Brasil. Com efeito, nos últimos dias tem-se assistido a manifestações de camionistas apoiantes de Jair Bolsonaro que bloquearam estradas do país, causando diversas dificuldades. A título de exemplo, relembremos que os camiões da Scuderia Ferrari ficaram presos no meio das manifestações, tendo múltiplas dificuldades em chegar ao circuito. É neste clima de instabilidade que a Fórmula 1 visita o Brasil.
Falemos, agora, da corrida, propriamente dita.
O circuito José Carlos Pace contempla um traçado de 4,3 quilómetros com 15 curvas. A volta mais rápida na atual configuração pertence a Valtteri Bottas com 1 minuto 10,540 segundos.
Quanto ao programa de fim de semana contará com uma corrida sprint a realizar no Sábado com o objetivo de definir a grelha de partida para a corrida de Domingo.
A prova, essa, promete ser intensa, com especial destaque na luta pelo segundo lugar do mundial de pilotos. Sérgio Perez encontra-se com 5 pontos de vantagem sobre Charles Leclerc, numa disputa que promete ser emocionante. Acresce ainda, que com a recente quebra de rendimento da Ferrari, a Mercedes poderá ameaçar a vice liderança da equipa italiana, uma vez que se encontra a 40 pontos de distância.
A corrida realiza-se no Domingo às 18 horas e terá transmissão nos canais habituais: SportTv e F1tv.
Quanto às notícias da semana, merecerão destaque os ataques de “phishing” através das contas de e-mail e das redes sociais de várias equipas. Uma das principais vítimas destes ataques foi Otmar Szafnauer, chefe da equipa Alpine. Além disso, há relatos que recentemente a Scuderia Ferrari foi alvo de ataques de ransomware. Apesar da equipa ter negado qualquer violação do sistema, abriu uma investigação interna.
Falemos, agora, de Sir Lewis Hamilton . O piloto foi recebido na Câmara do plenário no Parlamento Brasileiro para ser agraciado pela homenagem que no ano passado promoveu ao “Rei” Ayrton Senna. Relembremos que, após um triunfo numa corrida da época passada, o inglês comemorou esse triunfo com uma bandeira brasileira, em memória de Ayrton. Durante esse momento, afirmou algo que a todos emocionou: “Agora, posso, finalmente, dizer que sou um de vocês “.
Em outras latitudes, espera-se que, ainda esta semana, a equipa Haas faça o anúncio de quem será o companheiro de equipa de Kevin Magnussen, estando as apostas divididas entre Mick Schumacher ou Niko Hulkenberg.
Para terminar, Daniel Ricciardo estará alegadamente a negociar com a Red Bull e com a Mercedes para se tornar piloto de testes.
Para acompanhar…