Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

The Princess Of The Streets

Após o interregno forçado de Imola, o Grande Circo da Fórmula 1 está de volta às pistas.

Desta vez, as emoções transferem-se para as ruas do principado do Monaco. As hostilidades, essas, começaram já esta manhã com as categorias de base da F1. Na manhã de Sexta-feira começarão os treinos livres, sendo que no sábado haverá lugar a uma sessão de treinos e a qualificação, onde um mau resultado, atendendo às dificuldades em ultrapassar no circuito citadino, poderá condicionar a corrida de domingo. 

Porém, outros eventos merecerão a nossa atenção durante o fim de semana. Desde logo, as corridas da Porsche Super Cup. Houve, também, lugar a um jogo de futebol de cariz solidário no estádio Luis II, a anteceder a corrida. Neste jogo de beneficência, teremos de destacar a presença de alguns pilotos, sendo que merecerá destaque negativo Carlos Sainz, pois teve de ser assistido pela equipa médica presente no recinto do AS Monaco.

A pista onde decorrerá a corrida de Domingo tem muitos desafios, acrescentando que, pelo facto de ser bastante sinuosa e estreita em alguns pontos, qualquer erro poderá ser traduzido em danos nos carros e num possível abandono.

Após dois anos consecutivos com a pole position e duas corridas azaradas nos dois últimos anos, Charles Leclerc, quererá mostrar que, por vezes, santos da casa fazem milagres, desejando subir ao mais alto lugar do pódio em casa. Porém, os grandes favoritos serão os habituais: os pilotos da Red Bull, sendo que Sérgio Perez, que tem-se tornado em especialista em corridas de rua, parte como ainda mais favorito do que Verstappen.

A equipa Ferrari usará asas de carga máxima fruto das ruas sinuosas do principado do Mónaco, pondo de lado a nova suspensão dianteira que teria sido usado em Imola mas que teve de ser adiada para Barcelona.

Devido aos fracos resultados nas primeiras cinco provas do mundial, quem parece ter o lugar em perigo é Nyck de Vries. Depois de ter chegado à máxima prova de automobilismo com um excelente cartão de visita, depois de um 8° lugar e de ter proferido palavras em que se assumia como o líder da equip Alphatauri, os fracos resultados levam a que esteja pressionado quanto a uma possível substituição ainda no decorrer da presente temporada.

No que toca a previsões meteorológicas, as mesmas revelam nos que há a forte possibilidade de termos chuva durante o fim de semana o que vai só traduzir numa grelha de partida ainda mais baralhada e a possibilidade de resultados inesperados na corrida de Domingo, como já sucedeu em diversas vezes no Principado.

Num circuito com 3,3 kms de extensão, com 19 curvas bem apertadas, serão 78 voltas onde se decidirão o vencedor.

Quanto às novidades dos últimos dias, destaque para uma possível transferência de Sir Lewis Hamilton para a Ferrari a dar mote a uma história que promete ter desenvolvimentos nos próximos meses. O piloto inglês, ainda, não chegou a acordo com a Mercedes para extensão do seu contrato para além da corrente época. Para a ajudar à festa segundo rumores na imprensa italiana, o patrão da Ferrari, John Elkann revelou o desejo de ter Hamilton na sua equipa. A acontecer, a questão passará por saber quem sairá da Ferrari no final da temporada, estando em cima da mesa uma proposta de 40 milhões anuais a Hamilton e a possibilidade de abandono de Carlos Sainz Jr.

a Mercedes é a equipa que tem estado em maior destaque. Com efeito, apesar de não ter havido corrida em Imola, a construtora decidiu, ainda assim, levar o pacote de atualizações ao modelo W14, numa pista onde não há espaço para o mínimo erro.

De referir outros detalhes. A McLaren, em virtude das conquistas do passado da tripla coroa, apresentará uma decoração especial no seu carro. Espera-se, também, que a Williams tenha um nova decoração do carro que será apresentada amanhã (Sexta-feira).

Uma das grandes questões da semana passou, sem dúvida alguma, pela parceria que se iniciará entre a equipa Aston Martin e a fornecedora de unidades motrizes, Honda, a partir de 2026. Tal, vem aumentar o para seis as empresas fornecedoras de unidades motrizes. Até ao momento são a Ferrari, Mercedes, Honda, Alpine, Audi e Red Bull Ford.

Falemos do histórico dos vencedores numa das corridas mais emblématicas do mundo. O líder é Ayrton Senna com 6, no segundo lugar empatados surgem com 5 Michael Schumacher e Graham Hill.  Com 4 vitórias no Mónaco aparece Alain Prost. A fechar o top 5 com 3 temos Stirling Moss, Jackie Stewart, Nico Rosberg e Lewis Hamilton.

Por equipas temos a Mclaren a liderar com 15, seguida da Ferrari com 9 a fechar o pódio a histórica Lotus com 7, no quarto lugar a Red Bull com 6.  Com 5 vitórias surgem a Mercedes e a British Racing Motors, com 3 vitórias surgem a Cooper, Tyrrell e a histórica Williams. Com duas vitórias temos a Maserati, a Brabham, a Benetton e a Renault. Com apenas uma vitória temos as equipas Alfa Romeo, Ligier, Wolf e a Brawn.

A corrida começará às 14 horas de domingo e no nosso país terá transmissão ni canal de desporto SportTV e na plataforma de streaming F1TV.