Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Suzuka, o Expresso do Sol Nascente

Caros leitores, Suzuka sempre esteve nas decisões da Fórmula 1 pelos mais variados motivos, sendo que na presente temporada não fugirá à regra.

Com Max Verstappen a caminhar a passos largos para o título, o circuito japonês poderá voltar a ter um preponderante papel na história dos Campeonatos do Mundo da especialidade.

Falemos, agora, um pouco do Suzuka International Racing Course. O traçado tem 18 curvas ao longo dos seus quase 6 quilómetros de extensão. Realce, ainda, para a zona de DRS na recta da meta. Num circuito técnico qualquer erro poderá pagar-se caro, ainda para mais num fim de semana em que está prevista chuva.

Falemos, agora, das contas que toda a gente vem a fazer. Max Verstappen tem 116 pontos de vantagem sobre Charles Leclerc que é o perseguidor mais próximo. A questão do título de pilotos ficará automaticamente encerrada caso o piloto neerlandês vença. Restaria, assim, no campeonato de pilotos resolver a luta pelo segundo lugar da classificação, prevendo-se uma luta acirrada entre Charles Leclerc e Sérgio Perez.

Em Suzuka sempre tivemos belos momentos de corrida, como sucedeu aquando da ultrapassagem de Fernando Alonso a Michael Schumacher em 2005 na grande recta a seguir à Spoon Curve até à chicane que antecede a recta da meta.

A corrida do próximo Domingo será transmitida às 6 horas da manhã de domingo pela SportTV e pela plataforma de streaming F1TV.

Uma das novidades é o regresso do logotipo da marca Honda aos bólides da Red Bull e da Alphatauri, dando a entender que poderá haver um reforço da parceria técnica entre as equipas e a marca de motores asiática. A pergunta que se coloca, será que estão a preparar o regulamento de motores de 2026? É uma pergunta a qual iremos ter a resposta nos próximos anos.

Por fim, falemos da polémica mais recente no mundo do Grande Circo. Com efeito, era muito aguardada esta semana no paddock, validação dos certificados de cumprimento do tecto orçamental imposto pelos regulamentos. Contudo a FIA de forma oficial resolveu adiar o anúncio a partir do dia 10 de Outubro do seu relatório sobre a “suspeita” de fraude, e batota, o que deixa a entender que poderão ter existido mesmo equipas que não tenham cumprido as regras.