A espera está a terminar… e com ela a decisão sobre o formato do fim de semana da atraente corrida sprint também.
Durante este mês de paragem em virtude de não ter havido corrida na China, foi debatido sobre qual seria o formato do fim de semana em que existisse este tipo de corrida, o que deveria já suceder em Baku, na próxima prova.
O fumo branco chegou no início da semana com uma reunião onde se decidiu que teremos duas qualificações e duas corridas.
Perante este cenário o programa do Grande Prémio de Baku no Azerbaijão passará por um treino livre na Sexta-feira às 10:30 e qualificação para a corrida de domingo às 14:00. Já no sábado teremos uma qualificação sprint em forma de shootout às 10:30 e em seguida a corrida sprint as 14:30, ficando a corrida principal marcada para as 12 horas de domingo.
A corrida sprint passará a a dar 8 pontos ao vencedor, 7 ao segundo classificado e em diante até ao oitavo classificado que dará apenas um ponto. De referir que as corridas sprint perfazem no total de 100 kms de extensão.
Trata-se de dar mais interesse por parte da FIA aos fins de semana com uma outra corrida e menos treinos livres.
A qualificação de sexta-feira seguirá os procedimentos habituais.
Refira-se que na qualificação da sprint passa a ser obrigatório usar pneus novos em cada uma das fases. Na qualificação 1 com a duração de 12 minutos terão de ser usados pneus médios, na Qualificação 2 da durar 10 minutos terão de ser usados pneus médios novos e na Qualificação 3 com apenas 8 minutos terão de ser usados pneus macios novos.
Durante este ano serão 6 as etapas que contemplarão corrida em formato sprint, decorreiro em Baku no Azerbaijão, no Red Bull Ring na Áustria, em Spa-Francorchamps na Bélgica, em Lusail no Qatar, no Circuito das Américas nos EUA e em São Paulo no Brasil.
Contudo, nem todos se mostam favoráveis à realização desta nova prova no Azerbaijão. Para Christian Horner em declarações ao MotoSport “A realidade é que é absolutamente ridículo fazer a primeira sprint race do ano em um circuito de rua como o Azerbaijão”, mas por outro lado, “Acho que, do ponto de vista do espetáculo, do ponto de vista dos fãs, provavelmente será uma das corridas de velocidade mais emocionantes do ano.”
Uma coisa podemos ter a certeza é que iremos corridas electrizantes em Baku, tendo em conta que as corridas já realizadas no circuito citadino de Baku tiveram muitos motivos de interesse… e de polémica!