Há algo que é comum a todos os desportos. Falamos das polémicas, dos rumores e das possíveis negociatas que condimentam qualquer modalidade.
A Fórmula 1 contudo, consegue ir além disso, pois, haverá sempre quem compre lugares do seu próprio bolso, quem transfira pilotos para outras equipas, quem empreste pilotos.
Comecemos por um rumor que pouco se falou na época e que acabou por resultar em duas transferências de pilotos, como consequência indireta. Tal foi admitido por Fernando Alonso, numa entrevista recente, a um órgão de comunicação social do seu país. Estávamos no ano de 2014, e o patrão da Mercedes tinha interesse em trocar de pilotos, que passava por enviar Lewis Hamilton para a Ferrari, recebendo em troca o piloto espanhol.
Toto Wolf, que à data dos factos, era patrão da Mercedes pretendia realizar esta troca que seria histórica, pese embora a Ferrari tenha tido, nesse ano, uma época aquém das expectativas. As negociações acabariam por não avançar, arrefecendo e deixando de ser hipótese.
A conclusão deste processo teria o seu desenlace com a manutenção de Lewis Hamilton na Mercedes. Alonso, apesar do episódio, estava em negociações para renovação de contrato com a Ferrari acabou por sair da marca italiana para dar lugar ao multicampeão Sebastian Vettel, proveniente da Red Bull. Alonso por seu turno transferiu-se para a Mclaren para ser parceiro de Jenson Button, deixando de lado a hipótese da sua renovação contratual.
Um facto inegável é o sonho de Sir. Lewis Hamilton correr pela Ferrari. Muito se tem falado de uma possível saída da Mercedes no final da corrente época, estando o piloto a equacionar que equipa irá escolher na época de 2024. Contudo, tal, como é óbvio, implicará uma saída de uns dos pilotos titulares da equipa transalpina, uma vez que os seus contratos perduram para além desse ano.
Segundo alguma imprensa alemã e italiana, a mudança de equipa por parte de Lewis Hamilton deverá, também, depender do desempenho do carro da Mercedes W14. Mesmo que haja um final de história em conjunto, a relação entre Hamilton e Toto Wolf vai manter-se firme e perdurará no tempo por tudo o que já conquistaram no passado. O sonho de Hamilton na busca do 8° título mundial poderá levar a que saia da Mercedes e vá parar a Ferrari….sonhando conquistar essa marca única, num carro que faz parte da história da modalidade.
Está é uma história que devemos conhecer o próximo desenlace nós próximos meses com a abertura da denominada silly season. E pode muito bem ser a bomba do próximo mercado de pilotos.
Outra questão que se levanta, passará pelas consequências de uma possível transferência de Hamilton, para Sainz e Leclerc. Qual deles, deixaria a Ferrari cair?
Estamos ansiosos para que este período de rumores comece a ganhar forma…