Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Red Bull Imparável!

A Corrida:

A corrida de hoje em Spa foi mais uma demonstração de capacidade da equipa Red Bull. 

Na verdade, começam a faltar palavras para o trabalho da equipa, no modo como domina a corrida, na  construção dos componentes, no delinear de set-ups do carro, mas acima de tudo, na estratégia que adopta para cada Grande Prémio.

Assim, após uma qualificação em que a volta mais rápida foi de Max Verstappen, que obteve uma grande vantagem para o segundo classificado de -0,632 segundos, já percebíamos o quão a Red Bull estava forte no presente fim de semana.

A corrida começaria, com os já tradicionais incidentes. Max mostrou logo ser de uma categoria à parte dos demais concorrentes, apesar da obrigação de partir muito detrás. Mas a diferença era tanta, que após um safety car provocado por Bottas, o seu ritmo era tão forte que os seus opositores nada puderam fazer perante a velocidade imprimida que foram ficando para trás.

Sabedor do seu potencial que poderia ser explanado ao máximo na corrida, Verstappen haveria de reclamar com a equipa que estava a perder tempo atrás de Sérgio Perez, que nessa altura estava no segundo posto atrás de Sainz. Ultrapassá-lo-ia para passar para a frente da corrida após a paragem do piloto espanhol que era o líder até então, na volta 12.

Max Verstappen acabaria por parar nas boxes para devolver a liderança ao madrileno. Contudo,  este nada pôde fazer perante o rendimento que o neerlandês vinha patenteando. Parecia tudo fácil, demasiado fácil para este!

A vantagem ganha até final da corrida foi tanta, que deu para parar nas boxes, sem qualquer sobressalto!

O resultado final para a Red Bull com a obtenção dos dois primeiros lugares da prova, com uma diferença de andamento entre os dois carros da própria equipa, leva-nos a perceber, com clareza que Max Verstappen é de outro planeta. Após vários erros no passado em que comprometeu excelentes resultados em corrida, surge cada vez mais maduro na sua condução e convicto das suas acções.

Por isso foi uma vitória justíssima!

O pódio foi fechado com Sérgio Perez a 17,8 segundos do vencedor, com Carlos Sainz a 26,8.

Desistências:

Durante a corrida, destaque para as desistências de Hamilton e de Bottas as duas únicas das prova.

Top 3 Negativo:

O top 3 negativo vai para: Lewis Hamilton que comete uum erro de leitura e acabaou por ser obrigado a desistir; para a  Ferrari que continua a ser igual a si própria e com mais uma má decisão na definição de pneus para a Q3, comprometeu o posicionamento de Charles Leclerc, obrigando-o a  partir atrás de Max Verstappen; por fim, elegemos a  falta  de desempenho do carro W13, cujo a diferença para os maiores rivais foi de 0,60 segundos para a Red Bull e a 0,08 da Ferrari, o que resultou nos dois pilotos fora do pódio pela falta de desempenho do carro na pista em SPA.

Top 3 Positivo:

É atribuído da seguinte forma:  ao  vencedor do dia que teve um fim de semana perfeito com um andamento espetacular em relação aos demais pilotos e caminha a passos largos para a revalidação do título; para a a equipa Alpine que começa a ganhar vantagem na luta pela quarta posição  do campeonato por equipas, uma vez que Fernando Alonso foi quinto após ter tomado a posição de Charles Leclerc por causa de uma punição de segundos e, claro está,Esteban Ocon em sétimo lugar; por fim, para Sebastian Vettel que apareceu num Aston Martin consistente que conquistou um oitavo posto.

As Classificações:

Contas feitas, a Red Bull lidera o campeonato de construtores com 475 pontos, no segundo posto surge a Ferrari com 357. A Mercedes aparece em terceiro com 316. A Alpine tem o 4º lugar em sua posse com 115 pontos, mais 20 que McLaren que tem 95.

O campeonato de pilotos é claramente liderado por Max Verstappen com 284 pontos, Sérgio Perez assume a segunda posição com 191. E já a mais de 100 pontos do líder, em terceiro luga, aparece Charles Leclerc com 186.

Próxima Corrida:

A próxima corrida é em Zandvoort, nos Países Baixos, já no próximo fim de semana, de onde traremos tudo o que lá ocorrer.