Depois do Campeonato Mundial, os Jogos Olímpicos.
Segundo a imprensa noticiosa Reuters, o país está fortemente determinado a acolher os Jogos Olímpicos de Verão de 2036. O actual evento futebolístico encorajou os qataris e reforçou a sua determinação em acolher os Jogos Olímpicos após as edições em Paris, Los Angeles e Brisbane.
Ainda nenhum calendário foi anunciado pelo Comité Olímpico Internacional relativamente à atribuição do evento. O Qatar não conseguiu fazer parte da lista restrita para os Jogos de 2016 e 2020, em parte devido a preocupações com as temperaturas de Verão no Emirado, tendo os Jogos sido posteriormente atribuídos ao Rio de Janeiro e Tóquio.
Pelas mesmas razões, espera-se que o Qatar faça pressão para que os Jogos Olímpicos possam ser movidos mais tarde no final do ano, tal como está a acontecer com o Campeonato do Mundo. O estado do Golfo tem utilizado sistemas avançados de ar condicionado nos estádios para mitigar o calor.
Entre os países que manifestaram interesse em organizar os Jogos 2036 encontram-se a Índia, Indonésia e Coreia do Sul. A Alemanha estará também a considerar se vai lançar outra candidatura olímpica, apesar da forte oposição interna aos Jogos Olímpicos.
O engenheiro Saud Abdulaziz Abdul Ghani, também chamado de Dr.Cool, que desenvolveu o sistema de arrefecimento para os estádios do Campeonato do Mundo, está convencido que o sonho poderá tornar-se em realidade
Segundo o Dr. Cool, o Qatar já ‘provou’ a sua capacidade tecnológica na realização do Campeonato do Mundo e pode repetir o feito para um novo megaevento. O rico estado do Golfo também organizou o Campeonato Mundial de Atletismo em 2019 e irá organizar o Campeonato Mundial de Natação em Janeiro de 2024 e o próximo Campeonato Asiático, um torneio de futebol continental.
O soft-power a dar cartas…