Spa, como é conhecida a pista de Spa-Francorchamps, é considerado um dos circuitos clássicos do mundo da Fórmula 1, sendo que a icónica pista é uma das referências da história dos Grandes Prémios. Refira-se que sofreu várias alterações ao layout do circuito, tendo até sofrido adaptações para o motociclismo, onde a categoria MotoGP dá cartas.
Contudo, este poderá não fazer parte do calendário de corridas da próxima temporada. Na verdade, muito se tem cogitado em volta do tema no paddock, tendo os pilotos já mostrado o seu desagrado pelo facto deste poder sair do calendário da Fórmula 1. Certo é, que decorrem negociações para que o circuito se possa manter no Grande Circo, mas tanto pilotos como chefes de equipa já demonstraram o desagrado, com o facto de a categoria rainha do desporto motorizado se estar a tornar-se cada vez mais comercial do ponto de vista financeiro com a entrada de novos circuitos com montantes de dinheiro elevados para comprar a sua entrada na modalidade, em vez daqueles que fizeram a história desta.
Acrescente-se que um dos traçados que já confirmou a sua saída do calendário foi o do Grande Prémio de França, o de Paul Ricard, falando-se que os responsáveis pelo circuito estariam abertos a uma negociação de um calendário com sistema rotativo de competições.
Quanto à corrida de hoje, a luta promete ser intensa, derivado ao facto de existir um número elevado de pilotos com penalizações. Max Verstappen foi o mais rápido da qualificação, mas fruto do castigo que sofreu partirá do 15° posto tendo ao seu lado na linha de partida Charles Leclerc que também sofreu uma sanção.
Na primeira linha da grelha parte do primeiro lugar partirá Carlos Sainz que terá a seu lado Sérgio Pérez. O “jovem” Alonso surgirá numa interessante terceira posição. Na quarta e quinta posições Sir Lewis Hamilton e George Russell respectivamente.
A Ferrari cometeu mais um erro ao definir os pneus errado na Qualificação 3 e agora Charles Leclerc terá de arrancar atrás de Max Verstappen.
As previsões de temperatura ambiente serão de 19°C à hora da partida, sendo 44 voltas a uma pista de 7,004 kilometros em Spa, na Bélgica.
Não está prevista a presença da chuva.
A prova será transmitida nos canais desportivos SportTV 4 e na F1 TV.
Amanhã, Segunda-Feira, publicaremos a análise da corrida, onde iremos definir o nosso top 3 mais valioso da corrida e também o top 3 menos da corrida e de todo o fim de semana.
Tudo a postos, vamos à corrida…