A Corrida:
A corrida de hoje teve de tudo um pouco.
Porém, o grande destaque de uma prova discutida entre Verstappen e Leclerc, recairia nas últimas 5 voltas da corrida, quando Daniel Ricciardo fez erguer a bandeira amarela. Consequentemente, entrou na pista o safety car. Seria,pois, com ele em pista que a corrida haveria de findar, com mais um triunfo de Max Verstappen.
Diga-se, porém, que a decisão da direção da prova cumpriu regulamentos ao terminar a corrida do modo supra relatado. Os chefes de equipa, não obstante isso, defenderam que a corrida deveria ser relançada em grelha e que após o incidente de corrida originado por Daniel Ricciardo deveria ter sido acionada a bandeira vermelha. Assim, Toto Wolf chefe de equipa da Mercedes, reagiu de forma irónica, ao dizer que que estava satisfeito que tivessem sido cumpridos os regulamentos. Já por seu turno, Christian Horner da equipa Red Bull advertiu que a corrida, após o problema mecânico de Daniel Ricciardo, deveria ter terminado com os carros em competição.
A Ferrari que, desta vez não teve problemas com a estratégia, sofreria com este inesperado acontecimento ao não poder lutar pelo triunfo em casa, mas também, ao ver Carlos Sainz impedido de lutar pelo lugar mais baixo do pódio.
Top 3 Positivo:
Nick de Vries fez a sua estreia na categoria máxima do desporto motorizado, devido à indisponibilidade de Alex Albon ,na equipa Williams. O piloto dos Países Baixos realizou uma performance interessante, mostrando que está pronto para ser piloto titular em 2023. O nono lugar final comprovou isso!
Carlos Sainz fez uma corrida interessante tendo-a começado no 18° lugar, galgando posições até terminar no 4° lugar. Teria uma nota infeliz, ao não poder lutar por um lugar no pódio pela já mencionada entrada do safety car.
A Ferrari, como referimos, hoje não cometeu erros como vinha a cometer. Ao contrário de outras provas em que as suas opções estratégicas foram desastrosas, pondo em causa a sua luta pelo segundo lugar quer no campeonato de pilotos quer de construtores, hoje mostrou maior capacidade de leitura dos acontecimentos, lutando até ao fim pelo lugar mais alto do pódio.
Top Negativo:
Neste Grande Prémio, apenas, destacaremos de modo negativo a direção de corrida. Com efeito, em poucos meses, em situações iguais tomaram-se decisões distintas. Ou será que já esquecemos o que aconteceu na derradeira corrida da pretérita temporada em Abu Dhabi, onde Verstappen, graças a uma decisão distinta, sagrou-se campeão mundial?
Classificações:
A classificação geral não sofreu qualquer modificação, deixando no ar a ideia que Max Verstappen poderá ser campeão mundial em Singapura, uma vez que detém 116 pontos de vantagem sobre Charles Leclerc.
Por equipas a tabela classificativa não sofreu grandes alterações, mantendo-se em primeiro lugar a equipa Red Bull.
Próxima Corrida:
A próxima etapa no campeonato mundial é em Singapura no dia 2 de Outubro. Os portugueses poderão vê-la através da transmissão na SportTV e na plataforma de streaming F1 TV.