Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

O Bis de Max…

Verstappen vence (outra vez!) e conquista o título de campeão mundia de 2022!

Depois da pole position obtida no dia anterior, o piloto neerlandês venceu o Grande Prémio do Japão, graças à penalização de cinco segundos que o piloto monegasco da Ferrari, Charles Leclerc, sofreu por ter cortado a última chicane na derradeira volta. Tal faria com que fosse penalizado em cinco segundos, levando-o a perder o segundo posto que ocupava, em detrimento de Sérgio Perez…e a entregar o título ao seu colega da Red Bull.

Max controlaria um corrida marcada pela chuva, como já tínhamos previsto no anterior artigo. Fruto disso, a primeira volta foi absolutamente caótica, o que levou a que a bandeira vermelha fosse içada. Durante duas horas esta esteve hasteada, o que levaria a que, atento o regulamento horário, a corrida fosse reduzida para 28 voltas… 28 voltas rumo ao bicampeonato mundial, à trigésima segunda vitória da sua carreira e a 12ª em 2022 para Verstappen!

Porém, não obstante a redução da corrida, esta seria rica em casos. O primeiro seria entre Vettel, que hoje despedia-se de Suzuka, e Fernando Alonso na Curva 1. O alemão tocou em Alonso, arruinando a sua corrida, ainda que retornasse à pista na última posição.

No final, Max selaria o seu bicampeonato…o início de um longo reinado?

Top positivo

O primeiro destaque foi o facto de Max Verstappen não só ter ganho a corrida, como ter automaticamente conquistado no título no mundial de pilotos. De referir que das 18 corridas disputadas no presente ano, Max ergueu o troféu de vencedor por 12 vezes o que traduz o seu domínio da temporada.

Nicholas Latifi finalmente chegou aos pontos esta temporada ao conseguir o 9° lugar, o que significa dois pontos na tabela de pilotos

O último top positivo vai para Esteban Ocon, que com o quarto lugar conquistado no Grande Prémio, o que juntando ao sétimo lugar de Alonso fez com que a Alpine retornasse ao quarto lugar de construtores com vantagem de 13 pontos.

Top negativo

Os destaques negativo que merecerão ser realçados vão, desde logo, para a Mclaren e para a Alphatauri. No seu conjunto tiveram maus resultados, conquistando, cada equipa, apenas, um ponto. Uma clara Demonstração das dificuldades que tiveram durante todo o fim de semana.

Destaque também para o abandono de Carlos Sainz. O espanhol passou recto na chicane, só parando nas protecções. Ainda íamos na volta três.

Classificações

As contas do campeonato ficaram seladas com a vitória de Max Verstappen e com o terceiro lugar de Charles Leclerc. O que fez com que a diferença de pontos se situe nos 113 pontos de Max para Sérgio Perez que subiu ao segundo lugar do campeonato, com mais um do que Leclerc.

1 11

No campeonato de construtores, este está praticamente fechado para a Red Bull com uma diferença de pontos superior a 160 pontos. 

Próxima Corrida:

A próxima corrida é o Grande Prémio dos Estados Unidos no próximo dia 23 de Outubro, pelas 20 horas. Onde a luta pelo segundo lugar de pilotos será um dos motivos de interesse, numa altura em que ainda faltam quatro provas para findar um temporada que já tem o seu campeão mundial.