Verstappen vence (outra vez!) e conquista o título de campeão mundia de 2022!
Depois da pole position obtida no dia anterior, o piloto neerlandês venceu o Grande Prémio do Japão, graças à penalização de cinco segundos que o piloto monegasco da Ferrari, Charles Leclerc, sofreu por ter cortado a última chicane na derradeira volta. Tal faria com que fosse penalizado em cinco segundos, levando-o a perder o segundo posto que ocupava, em detrimento de Sérgio Perez…e a entregar o título ao seu colega da Red Bull.
Max controlaria um corrida marcada pela chuva, como já tínhamos previsto no anterior artigo. Fruto disso, a primeira volta foi absolutamente caótica, o que levou a que a bandeira vermelha fosse içada. Durante duas horas esta esteve hasteada, o que levaria a que, atento o regulamento horário, a corrida fosse reduzida para 28 voltas… 28 voltas rumo ao bicampeonato mundial, à trigésima segunda vitória da sua carreira e a 12ª em 2022 para Verstappen!
Porém, não obstante a redução da corrida, esta seria rica em casos. O primeiro seria entre Vettel, que hoje despedia-se de Suzuka, e Fernando Alonso na Curva 1. O alemão tocou em Alonso, arruinando a sua corrida, ainda que retornasse à pista na última posição.
No final, Max selaria o seu bicampeonato…o início de um longo reinado?
Top positivo
O primeiro destaque foi o facto de Max Verstappen não só ter ganho a corrida, como ter automaticamente conquistado no título no mundial de pilotos. De referir que das 18 corridas disputadas no presente ano, Max ergueu o troféu de vencedor por 12 vezes o que traduz o seu domínio da temporada.
Nicholas Latifi finalmente chegou aos pontos esta temporada ao conseguir o 9° lugar, o que significa dois pontos na tabela de pilotos
O último top positivo vai para Esteban Ocon, que com o quarto lugar conquistado no Grande Prémio, o que juntando ao sétimo lugar de Alonso fez com que a Alpine retornasse ao quarto lugar de construtores com vantagem de 13 pontos.
Top negativo
Os destaques negativo que merecerão ser realçados vão, desde logo, para a Mclaren e para a Alphatauri. No seu conjunto tiveram maus resultados, conquistando, cada equipa, apenas, um ponto. Uma clara Demonstração das dificuldades que tiveram durante todo o fim de semana.
Destaque também para o abandono de Carlos Sainz. O espanhol passou recto na chicane, só parando nas protecções. Ainda íamos na volta três.
Classificações
As contas do campeonato ficaram seladas com a vitória de Max Verstappen e com o terceiro lugar de Charles Leclerc. O que fez com que a diferença de pontos se situe nos 113 pontos de Max para Sérgio Perez que subiu ao segundo lugar do campeonato, com mais um do que Leclerc.
No campeonato de construtores, este está praticamente fechado para a Red Bull com uma diferença de pontos superior a 160 pontos.
Próxima Corrida:
A próxima corrida é o Grande Prémio dos Estados Unidos no próximo dia 23 de Outubro, pelas 20 horas. Onde a luta pelo segundo lugar de pilotos será um dos motivos de interesse, numa altura em que ainda faltam quatro provas para findar um temporada que já tem o seu campeão mundial.