A próxima corrida do campeonato mundial de Fórmula 1 promete ser disputada dentro da pista… mas, também, fora dela.
Também, por isso falemos de outros factos que foram sucedendo nos últimos dias.
Assim, depois da da polémica dos protestos no Grande Prémio disputado no Circuito das Américas, nos EUA, onde o protesto da Haas foi considerado instaurado fora de horas, também a Alpine apresentou um recurso que deverá ser decidido no México.
Outro facto relevante passará, também, pelo facto de já terem sido acordadas as sanções às equipas que cometeram infracções ao tecto orçamental, que neste caso foram a Williams por ter entregue a documentação exigida fora de tempo e a Aston Martin que cometeu aquilo a que foi denominado de “infracção menor”. Com estas transacções, a Red Bull, que era a equipa mais visada pelos factos que alegadamente terá cometido, terá beneficiado, podendo resolver a questão através de um acordo com a FIA. As negociações deverão começar hoje e espera-se que a construtora apresente uma interpretação a seu jeito das normas, supostamente, violadas.
Quanto à corrida do próximo fim de semana, esta disputar-se-á no Autódromo Hermanos Rodriguez que contempla 4,3 kms de extensão com 17 curvas. A volta mais rápida na atual configuração da pista pertencente a Valteri Bottas com 1:18,741.
A título de curiosidade o nome do autódromo é uma homenagem aos irmãos Rodriguez, Ricardo e Pedro, que foram famosos pilotos mexicanos que obtiveram excelentes resultados nas corridas que efectuaram. A título de exemplo, as 500 milhas da cidade do México em 1959, foram vencidas por Pedro Rodriguez, sendo o terceiro posicionado o seu irmão Ricardo, ficando apenas separados por Moisés Solano que foi o grande o responsável pelo aparecimento da F1 no México na década de 60.
A luta em pista promete ser enorme, uma vez que há um segundo lugar na classificação de pilotos por definir entre Charles Leclerc e Sérgio Perez que estão separados por dois pontos apenas.
Dados recolhidos dos simuladores indicam que a Red Bull será a grande favorita a vitória, mas será que com a questão do título mundial de pilotos já resolvida, iremos ver uma equipa focada em Sérgio Perez para obter o segundo lugar no mundial de pilotos? É uma questão que veremos respondida nas próximas três corridas.
Com a questão do título mundial de construtores já resolvida, haverá sempre uma luta pelo pelotão intermédio que terá relevância nos prémios monetários a auferir. Assim, a luta pelo quarto lugar é intensa estando, de momento, a Alpine e a Mclaren separadas por 6 pontos, com 144 e 138 respetivamente. Contudo, a marca francesa com resultados cada vez mais consistentes parece ser a favorita para conquistar esta posição.
Quanto à luta pelo sexto lugar, entre a Alfa Romeo e a Aston Martin, poderemos alvitrar algo de duríssimo com as duas equipas a estarem separadas por apenas um ponto, com 52 e 51 pontos respetivamente.
A luta pelo 8° lugar entre Haas e Alphatauri promete ser interessante pois estão separadas por 2 pontos com a vantagem a estar do lado dos homens de Günther Steiner.
Todas estas emoções serão para viver a partir das 19 horas de Domingo com transmissão no canal desportivo SportTV e na plataforma de streaming F1TV.