Max Verstappen entrou na história, ao triunfar no México no Autódromo Hermanos Rodriguez.
Com efeito, as 14 vitórias conferem-lhe a glória de ser o piloto com mais triunfos numa temporada, superando as 13 de Sebastian Vettel e de Michael Schumacher, bem como sendo o piloto com mais pontos obtidos numa só temporada (416, enquanto Hamilton, em 2019, somou 413 no campeonato todo), o que torna o seu domínio ainda mais impressionante, mas, também, realça a excelência da prestação da equipa de Red Bull.
Quanto à corrida mexicana, destaque para o abandono por acidente de Yuki Tsunoda, que após um toque com Daniel Ricciardo, viu-se na contingência de abandonar, enquanto o corredor australiano foi penalizado com 10 segundos. Este, não obstante isso, seria eleito como o piloto do dia.
Saliente-se, também, o abandono por problemas de motor de Fernando Alonso, o que causou um virtual safery car virtual.
Pierre Gasly recebeu mais um ponto de penalização por ter colocado fora de pista Lance Stroll da Jaguar, o que lhe confere, apenas, mais 2 pontos de penalização disponíveis até sofrer uma penalidade que passará por ficar suspenso por uma corrida. Tal coloca o francês sob pressão, já que só em Maio próximo voltará a recuperar a totalidade dos pontos de condução.
Top Negativo:
O top negativo é dominado pelo fraco desempenho dos carros da Ferrari na pista da cidade do México. Carlos Sainz ficou em 5º lugar a uns longínquos 58 segundos do campeão e Charles Leclerc em sexto a 1 minuto e 8 segundos.
Top Positivo:
O top positivo inclui Max Verstappen que com a corrida no circuito Hermanos Rodriguez não só bateu o número de vitórias numa só temporada, como também o número de pontos.
Daniel Ricciardo teve um excelente resultado que fez com que fosse eleito o piloto do dia, com o seu 7° lugar.
O último top positivo vai para a equipa Mercedes que se apresentou a um excelente nível e com 2°lugar de Hamilton e o 4° lugar de George Russell passou a ameaçar o 2°lugar da Ferrari no mundial de construtores.
Classificações:
No mundial de pilotos, a maior alteração na tabela classificativa foi mesmo a ultrapassagem de Perez a Leclerc, passando Perez a ter 280 pontos contra os 275 de Leclerc. A luta pelo segundo lugar no mundial de pilotos promete ser intensa até ao final de época.
Quanto a construtores, o fraco desempenho da equipa Ferrari fez com que a Mercedes passasse a ser uma ameaça real ao segundo lugar, estando as equipas separadas por apenas 40 pontos, quando faltam, apenas, duas corridas para o final de época.
A Alpine viu encurtada a diferença de pontos para 7 de vantagem para a McLaren.
Próxima corrida
A próxima corrida será a última no continente americano. Será no Brasil no Autodromo José Carlos Pace, no próximo dia 13 de Novembro.