A Fórmula 1 é uma modalidade que se disputa tanto dentro como fora da pista. Ora, se na pista 2021 foi emocionante pela guerra de titãs entre Lewis Hamilton e Max Verstappen, a luta seguiu para fora desta. Na verdade, soam sirenes de alarmes que tanto a Red Bull como a Aston Martin estouraram o tecto orçamental de 2021, o que, obviamente, vai contra os regulamentos!
Em Maio do corrente ano a bomba estourou, depois da Ferrari ter preparado um relatório sobre o seu desenvolvimento desde 2021, onde aludia ao início da temporada de 2022. Em Maranello esmiuçaram-se todos os detalhes que pudessem ser susceptíveis de lançar polémica.
Chegados, agora, ao Grande Prémio de Singapura, essas vozes tornaram-se mais insistentes garantindo que a Red Bull e a Aston Martin teriam ultrapassado de forma bastante significativa o denominado “budget cap“, o que já fez com que a Ferrari e a Mercedes exortassem a FIA a tomar uma posição.
Segundo o portal Autosport, circulam no paddock em Singapura comentários que no caso da Aston Martin, a violação atem-se em 5% do tecto, sendo, portanto, cerca de 7 milhões de euros. Já no caso da Red Bull poderá ,ao que tudo indica, ter incorrido numa violação muito superior a 5%, correspondente a mais ou menos 10 milhões de euros, o que poderá levar a uma penalidade muito mais dura.
As sanções que estão previstas no regulamento da FIA vão desde multas em dinheiro, à perda de pontos quer ao nível do campeonato de pilotos e de construtores, como à exclusão da prova através da perda da licença para competir.
A Red Bull, essa, está desde Abril a tentar explicar à federação automobilística que as contas estão enquadradas dentro dos limites e das exceções dos regulamentos desportivos.
Esta questão pode fazer passar a ideia de que há batota, no que toca a gastos de desenvolvimento e é uma questão que se poderá arrastar no tempo uma vez que na próxima semana iremos saber a certificação das equipas relativamente ao teto orçamental de 2021 e aí se dissiparão as dúvidas em relação a Red Bull e a Aston Martin.
Os especialistas falam em multas pesadas a esta infração no caso da Red Bull.
A Ferrari pretende que a Red Bull seja punida com pena máxima de forma a que seja exemplar para todas as equipas no futuro.
Aguardaremos os próximos episódios desta história que promete fazer correr muita tinta….