Após a corrida do fim de semana no Mónaco, segue-se mais uma Race week, desta feita em Barcelona.
Após o cancelamento da corrida em Imola, o local onde se terá mais dados colectados sobre os pacotes de atualizações lançados pelas equipas será na prova disputada na Cidade Condal, pese embora no Mónaco já tenham existido algumas actualizações. Contudo, reiteramos, que só em Barcelona se poderá tirar ilações mais concretas sobre as mesmas.
A pista denominado Circuit de Barcelona apresenta uma nova configuração em relação às épocas anteriores, passando a deixar de existir a chicane antes da última curva que antecede a reta da meta. Assim sendo, se em 2022 a volta mais rápida foi de 1:18,750, será provável que os tempos nesta nova configuração de pista venham a rondar casa do 1:11,000; ou seja quase menos 8 segundos por volta. Acrescente-se que esta configuração de pista já foi usada anteriormente, devendo-se esperar que com esta nova geração de carros e o efeito solo exista provavelmente um ganho de velocidade na ordem dos 30 km/h.
No que toca às atualizações destaque para os novos sidepods da Ferrari que surgem agora mais amplos e rectos a traseira do carro, o que lhe confere uma entrada de ar mais larga para a refrigeração do motor. Por seu turno declarações de Vasseur, aludem no acreditar na obtenção de vitórias na temporada de 2023. Após um início de temporada parco em resultados, a Ferrari terá de encetar melhorias de modo a poder não só chegar aos triunfos, como também a lugares cimeiros no campeonato de construtores e de pilotos.
Após a corrida haverá um teste de pneus da Pirelli de forma a preparar a próxima geração de compostos, estando no alinhamento da Mercedes Mick Schumacher que assim regressa aos monolugares.
Após o excelente resultado na corrida do Mónaco, quem se encontra confiante é Alan Permane, director desportivo da Alpine, que acredita pódio chegar ao pódio novamente em Barcelona. Recordar que a equipa Alpine tem 100 Grandes Prémios disputados, para poder voltar a lutar por títulos será que está no bom caminho? É a pergunta que deixamos no ar.
A corrida decorrerá no próximo Domingo pelas 14 horas e terá transmissão no canal desportivo SportTv e na plataforma de streaming F1Tv.