Caros leitores, quem não se lembra da F1 com apenas 17 corridas?
Pois é, em virtude do cada vez mais global mercado da Fórmula 1 em 2023 chegamos às 24 corridas.
Muito se falou da saída do circuito de Spa na Bélgica. Certo é que o layout do calendário modificou-se. Com corridas praticamente todas as semanas de Março a Novembro.
Presentes no calendário temos o conceito de jornadas duplas e triplas.
O campeonato começa com a primeira paragem no continente asiático, concretamente no Bahrein a 5 de Marco, ainda no mesmo mês a 19 de Março o grande circo chega ao circuito de Jidá.
Já no mês de Abril, a primeira paragem será no circuito de Melbourne para a primeira incursão fora do continente asiático, retomando ao mesmo para o Grande Prémio da China em Xangai a 16 de Abril.
O campeonato fechará o mês de Abril em Baku, para o Grande Prémio do Azerbaijão a 30 de Abril. Mas logo de seguida disputa-se o Grande Prémio de Miami a 7 de Maio. Fecha-se, assim, a primeira jornada dupla do calendário de 2023.
Mas, também, teremos uma jornada tripla que começará em Emilia Romagna (Itália) a 21 de Maio, Monaco a 28 de Maio, findando já no mês de Junho em Barcelona para o Grande Prémio de Espanha.
A 18 de Junho corre-se no Canadá, regressando os bólides, apenas, no mês de Julho para uma jornada dupla com as corridas na Áustria e no Reino Unido, a 2 e 9 de Julho respetivamente.
Ainda nos mês de Julho disputa- se mais uma jornada dupla com corridas em Hungaroring (Hungria) e Spa (Bélgica), a 23 e 30 de julho, respetivamente.
Após as férias de Verão, o Grande Circo regressa em Zandvoort a 27 de Agosto fechando mais uma jornada dupla a 3 de Setembro na Catedral De Monza e assim também a temporada europeia da Fórmula 1.
Após o fecho da temporada europeia, as máquinas europeias seguem para uma jornada dupla em Singapura e Japão a 17 e 24 de Setembro, fechando a digressão pelo continente asiático a 8 de Outubro em Doha no Qatar.
Seguir-se-á, então, um périplo pelo continente americano, graças a uma jornada tripla que começará em Austin nos EUA a 22 de Outubro, passará pelo circuito Autódromo Hermanos Rodrigues no México a 29 de Outubro, fechando a jornada tripla no Brasil no circuito José Carlos Pace em São Paulo a 5 de Novembro.
A grande novidade do calendário de 2023 passará por uma prova a disputar ao sábado, a 18 de Novembro, derivado ao fuso horário.
O último capítulo da longa temporada do campeonato será em Abu Dhabi nos Emirados Árabes Unidos a 18 de Novembro.
A calendarização mostra que que o campeonato está a desenvolver-se em termos globais, faltando apenas uma incursão ao continente africano. Contudo, muito se especula em torno do circuito Sul Africano de Kyalami, sendo o mais forte candidato a poder entrar no calendário a breve prazo.