Mais do mesmo…
A Red Bull é sem dúvida uma equipa à parte no Mundial de Fórmula 1, chegando ao ponto de, neste fim de semana, ter usado estratégias diferentes no que toca a pneus para os seus dois pilotos. Assim, Perez usou calçou pneus médios e Max Verstappen apostou em duros. A desequilibrar a balança terá estado a chuva, que fez tender a balança para o lado do neerlandês foi a chuva que terá limpo a borracha da pista.
O actual campeão do mundo iniciou a corrida, fazendo um longo “stint”, para depois fazer uma paragem em que com mais borracha na pista geriu a corrida a seu bel-prazer. O piloto conseguiu maximizar a sua performance de tal maneira que por momentos parecia a voar, principalmente quando ultrapassou Leclerc e Kevin Magnussen ao mesmo tempo, à entrada da volta 4.
Christian Horner haveria de referir que “ foi uma grande corrida em equipa para nós, outro 1-2 particularmente. Max começou com composto duro, havia mais risco com isso, as nossas simulações mostravam-nos que iria ser uma corrida difícil”.
Mas a corrida não foi isenta de polémicas. Novamente como acontecera em Baku, a segurança dos elementos das boxes esteve em perigo. Esteban Ocon, aquando da sua paragem, quando entrou nas boxes, cruzou-se com uma pessoa que vinha a atravessar as boxes. Esta situação vem deitar mais achas para a fogueira, tando urgente a FIA e Liberty Media elaborarem mais medidas com vista a uma maior segurança e fiscalização das pessoas que calcorreiam boxes.
Com a vitória de hoje Max Verstappen igualou Vettel em número de vitórias pela Red Bull, sendo já 38.
Fruto do grande trabalho Max Verstappen protagonizou a volta mais rápida com o tempo de 1:29,708 o que lhe conferiu mais um ponto por ter terminado nos 10 lugares pontuáveis.
Destaque para o 4° pódio em 5 corridas de Fernando Alonso o que o fez cimentar o terceiro lugar no mundial de pilotos.
Merecerá destaque, o desempenho da equipa Alpine que terminou com os seus dois pilotos no top ten, amealhando pontos valiosos.
Lewis Hamilton, que iniciou a corrida em 13°, conseguiu ajudar a Mercedes com um 6°lugar, o que a juntar ao 4 posto de Russell conferiu mais uma boa quantidade de pontos, 20.
Ponto negativo foi o fraco desempenho da equipa Ferrari que não conseguiu ter ritmo de corrida de forma a poder lutar pelo pódio.
No que toca a classificação de pilotos Max Verstappen alargou a vantagem para 14 pontos em relação a Checo Perez. A classificação geral não sofreu alterações significativas.
Quanto ao mundial de construtores a Red Bull reforçou ainda mais a sua liderança ao totalizar mais 44 pontos. A Mercedes aproximou-se do segundo lugar que está na posse da Aston Martin muito por fruto dos pontos obtidos de forma consecutiva por Fernando Alonso.
Há cada vez mais uma certeza que haverá um pelotão intermediário reduzido a duas equipes a Mclaren e a Alpine, estando empatadas.No fundo da tabela, a HAAS conquistou um ponto.
A próxima corrida é no próximo dia 21 de Maio em Imola pelas 14 horas, uma corrida onde todos esperam que haja novidades mais significativas no que toca a atualizações introduzidas pelas equipes nos seus carros. Iremos poder ver em ação também na próxima corrida um formato de qualificação diferente no que toca a pneus. Deste modo, a Q1 terá de ser feita com pneus duros, a Q2 com pneus médios e a e a Q3 de pneus macios.