Hoje, ousamos trazer um lado diferente da Fórmula 1.
Na verdade, já ouvimos falar em ações de sensibilização em qualquer quadrante da nossa sociedade, sendo que nos últimos temos vindo a assistir a cada vez mais mensagens e acçõess de cariz humanitário no Grande Circo.
Deste modo, com a invasão e consequente guerra na Ucrânia deparamo-nos, amiudemente, com pilotos a participarem em acções de conscienlização contra a guerra. Ainda, assim, o piloto que mais se destacou foi Sebastian Vettel que decorou o seu capacete com um apelo contra o belicismo.
Vettel, que atualmente já não está no ativo na F1, era conhecido por ter mensagens a apoiar certos valores, condenando outros que a sociedade deveria irradiar como foi o capacete usado no GP da Turquia, demonstrando a sua luta conta a homofobia.
Além disso, todos temos ouvido recitar expressões como “We Race as One” ou “End Racism” nas temporadas transactas como valores que o Grande Circo pretende transmitir ao mundo. Assim, nas derradeiras temporadas, existiram diversos pilotos que nas cerimónias protocolares colocavam o joelho no chão, sendo o que mais se destacava nesta atitude, Lewis Hamilton.
Embora nesta época desportiva as mensagens de cariz político tenham sido banidas, as acções sociais continuam fora das pistas. Como exemplo, poderemos citar a visita de Valteri Bottas aquando do Grande Prémio da Austrália a uma escola de crianças de origens indígenas. Esta acção enquadrou-se no âmbito da ajuda dada por Bottas a uma organização do país.
O piloto foi mais longe, apresentando uma nova decoração do seu capacete para a prova em homenagem ao povo indígena. Este novo capacete foi leiloado, depois da prova que ocorreu na Austrália. O valor angariado com esta acção irá reverter para a fundação Save The Children, da Austrália. Esta apoia nomeadamente um projeto com o nome de Koorie Academy Basketball e outro com o nome de Mooroopna. Ambos visam ajudar a cobrir os custos das reparações de jardins de infância australianos, como também a aquisição de livros, brinquedos e material educativo para as crianças.
O capacete será entregue por Valteri Bottas devidamente assinado e numa vitrina especial para o efeito.
A F1 não é só apenas aquilo que vemos nas pistas e nas imagens da TV, vai além das vitórias das corridas… muito além!