Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

A Mercedes Está de Volta!

Chegou a vez da Mercedes!

A construtora alemã venceu a sua sua primeira corrida com a nova geração de carros . Após a construtora ter arriscado no conceito do carro deste ano, temporada foi começada com um significativo atraso para a Red Bull e para a Ferrari. Não obstante isso, a equipa conseguiu evoluir o modelo W13 de forma significativa, levando ao triunfo de ontem no Brasil.

George Russell liderou a prova de forma sublime, coadjuvado por Lewis Hamilton que, após ter tido um incidente com Max Verstappen, engrenou um ritmo forte que fez com que alcançasse o seu colega de equipa Sérgio Pérez, ultrapassando-o.

Com a estratégia de pneus a funcionar, tudo parecia correr bem à Mercedes, confirmando as palavras de Toto Wolf que esta semana, na Web Summit de Lisboa, admitiu que a equipa errou no projecto do carro para este ano, o que a obrigou a correr sempre atrás do prejuízo.

A corrida, essa, ficou marcada pelo incidente no final da corrida protagonizado por Max Verstappen. Na verdade, todos sabemos que a luta pelo segundo lugar esta renhida e mais renhida ficou quando Max após o último safety car e, após ter ultrapassado Perez, foi informado para se manter junto ao mexicano, com este à sua frente, para que em função do resultado de Charles Leclerc, voltar a assumir a vice-liderança do campeonato. Tal não haveria de acontecer, e havendo uma troca acesa palavras no rádio da Red Bull. Como pode verificar no vídeo que lhe mostramos nas redes sociais da F1.

Com efeito, se por um lado Perez tudo tem feito em prol do rendimento e dos resultados obtidos por Max Verstappen, agora Max não retribuiu, o que gerou uma onda de críticas.

Com este acontecimento, Leclerc e Perez partirão empatados para a última corrida em Abu Dhabi.

A questão que se coloca de momento, é se Max Verstappen será capaz de ajudar Perez realmente a conseguir o vice-campeonato depois do sucedido hoje? Pergunta que responderemos no final do próximo fim de semana com a última corrida em Abu Dhabi.

TOP NEGATIVO

Max Verstappen pela sua atitude em relação ao seu companheiro de equipa, não só mostrou arrogância, como também não respeitando as ordens da sua equipa. Uma atitude que lhe valeu um coro de críticas.

A equipa Mclaren teve um fim de semana para esquecer, com dois abandonos. Por isso, ficou mais distante na luta pelo 4°lugar de construtores, uma vez que a Alpine amealhou 14 pontos o que lhe conferiu um aumento da vantagem em relação à sua concorrente para 19 pontos.

Mais uma vez a direção de prova cometeu um erro. Aquando do último safety car provocado pelo abandono de Lando Norris, a direção de prova apenas ordenou aos pilotos da Williams iniciarem o procedimento de desdobragem para que ficassem na mesma volta do líder da prova. Esqueceu-se, porém, de Yuki Tsunoda que após a informação ter sido dada, perdeu a posição para Nicholas Latifi. Tal obrigou a que o piloto nipónico a quando da novolargada tivesse de se chegar para o lado dos muros das boxes para não atrapalhar os seus adversários. Uma situação bizarra que prejudica Yuki Tsunoda.

 TOP POSITIVO

O grande destaque do dia vai para a Mercedes que com a vitória de George Russell e o segundo lugar de Lewis Hamilton voltou a mostrar força e a dar recitais como os que deu nos seus 8 títulos de campeã de construtores.

Com uma gestão exímia dos pneus, os pilotos da equipa tiveram o seu melhor resultado conjunto da época o que permite a Mercedes ir para a corrida de Abu Dhabi a sonhar ainda com o segundo lugar no mundial de construtores.

Classificação

O maior motivo de interesse nesta recta final de temporada é a luta entre Perez e Leclerc. Nesta corrida vimos um episódio que em nada favorecerá a modalidade. A arrogância de Max, numa atitude de egoísmo permitiu a Charles Leclerc voltar a igualar Perez na classificação estando os dois pilotos com 290 pontos. 

4

No mundial de construtores a luta pelo segundo lugar surge agora como um ponto de enorme interesse para a última corrida a realizar em Abu Dhabi.

A Ferrari viu a diferença descer de forma perigosa nas últimas corridas estando agora em apenas 19 pontos de avanço.

A luta pelo 4°lugar parece estar praticamente fechada com a Alpine a abrir uma vantagem de 19 pontos para a McLaren.

Próxima corrida 

A temporada de F1 chega ao fim no próximo fim de semana no dia 20 com a corrida em Abu Dhabi, que promete ser quente derivado aos acontecimentos da corrida de hoje.

Facto a assinalar é que a última corrida da F1 coincidirá com a abertura do campeonato do mundo de futebol no Qatar.

Foto do dia

2 2

O momento do dia será o confronto de Sérgio Perez com Max Verstappen após o final da corrida. Foi um momento tenso, derivado da decisão de Max Verstappen em não ter ceder a posição ao seu colega de equipa. Assim na próxima corrida Sérgio Perez partirá com os mesmos pontos que Charles Leclerc.