A discussão é comum. Aliás, tratar-se-á de um dos poucos emblemas do país, em que a discussão do seu nome é debatido.
Com efeito, na imprensa várias vezes somos abordados para o facto do Vitória Sport Clube, por vezes ser chamado de Vitória, outras de Vitória de Guimarães e, ainda outras, de modo erróneo pelo “Guimarães.”
Desde logo, importará dizer que poucos clubes terão ligação tão umbilical com a cidade. Bastará atentar nos cânticos de adeptos em que exultam ao nome da cidade e pelo facto desta ser o berço pátrio. Tal levará a concluir que o Vitória (Sport Clube) é de Guimarães e Guimarães é a cidade que também (se) promove o Vitória.
Analisemos a questão estatutariamente. Assim, logo no artigo 1º da lei fundamental do clube vimaranense, é regulado que o “Vitória Sport Clube”…; ou seja, esse é o nome do clube.
E, pasme-se, antigamente era usado com muito maior cuidado e com tanta ou mais frequência do que actualmente!
Bastará ver estas publicações no Comércio de Guimarães, o jornal local da cidade na altura, que usava o nome completo do clube, mas, acima de tudo, da única revista de desporto nacional nos anos 40, a Stadium.
Esta ou usava o nome Vitória, colocando o G entre parêntesis ou simplesmente colocava Vitória, sendo que outras vezes seguia o nome Vitória Guimarães, não existindo uma nomenclatura definida… no fundo, como hoje ocorre!
Porém, destes recortes avulsos permite-se ver a inexistência de um elemento tradicional que leve o clube a ser o Vitória de Guimarães. Várias vezes foi tratado por Vitória ou Vitória Sport Clube.
Quanto ao Guimarães, utilizado de forma isolada, tal só por manifesta ignorância ou desdém… mas isso serão contas de outro rosário!