Urgem pontos para o ranking da UEFA, ouve-se amiúde dizer nas instâncias do futebol.
Porém, tal parecem ser palavras vãs de quem, apenas, quer falar bonito.
Na verdade, sabíamos que os calendários são apertados, nesta altura de início da Liga (ainda para mais em ano de inusitada realização do Campeonato Mundial entre Novembro/Dezembro), que, por isso, urge despachar o maior número de jogos no menor espaço de tempo possível, mas há outros valores que devem ser considerados.
Numa situação que afectará Benfica, Gil Vicente e Vitória SC, ou seja as equipas que disputarão pré-eliminatórias das provas europeias em que participam, apresentemos o exemplo dos Conquistadores. Assim, jogarão na Croácia, em Split, na próxima Quinta-feira, chegarão a Guimarães no dia seguinte, para no Domingo actuarem às 20h30 em Chaves. Na Quarta-feira subsequente encontrarão, novamente, os croatas do Hajduk no D.Afonso Henriques. Em contraponto, o seu adversário conseguiu o adiamento do desafio que o iria opor ao Rijeka, podendo ter uma semana de descanso entre as duas partidas europeias.
Na verdade, queremos acreditar que a Liga de Futebol pretende o êxito de todos os clubes, seus associados…
Queremos acreditar que os interesses televisivos não se sobreporão aos interesses desportivos…
Queremos acreditar que tudo será feito para que as equipas portuguesas tenham êxito nas provas europeias…
Mas, comparando o que se faz no estrangeiro, parece que as últimas frases são meros pressupostos teóricos de pouco ou nenhum preenchimento prático. Permitir esta desigualdade de circunstâncias perante os adversário é, simplesmente, um mau, um péssimo serviço aos interesses do futebol português!