Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

O Muitas Vezes Repetido, Não se Torna Verdade…

Foi viral hoje de manhã…

Várias publicações afectas a um determinado clube, noticiavam hoje, com pompa e circunstância que um determinado clube português “era o maior clube do mundo”.

Uma informação surpreendente, atendendo à cientificidade da revista, a Libero, sempre com artigos imparciais, plenos de conteúdos marcantes.

Passamos a citar alguns trechos do referido artigo:

Espanha destaca ” Benfica é o maior Clube do Mundo”

Um estudo efetuado pela liga Espanhola e pela conceituada Revista “Líbero” afirma que Benfica É O Maior Clube Do Mundo.

Abaixo alguns excertos da revista, se quiserem ver o artigo completo podem ler na revista “Líbero” ou no site da Liga BBVA.

“…Benfica, geograficamente domina em todos os cantos de Portugal, mesmo na cidade do principal rival dos últimos anos…”

…Clubes como Real Madrid, Barcelona, Milan, Inter, Juventus, Bayern de Munique, Boca Juniores (etc), têm um problema. Eles são adorados nas suas cidades, mesmo nos seus países ganharam muitos troféus, alguns têm dinheiro e poder, mas fora de sua área de influência não são nada.

Eles são respeitados como adversários formidáveis.

Mas é isso que os torna no maior clube do mundo? A resposta é não.

Então, afinal qual é o maior clube do mundo?

É O BENFICA! . E por quê? Porque tem uma trajetória histórica única e irrepetível. Benficaganhou o respeito, mas acima disso, ganhou o amor de milhões de fãs em todo o mundo. Benfica conseguiu representar a emigração Portuguesa como nenhum outro clube do mundo fez!

O Benfica é assim o maior clube em Portugal, mas é também em Angola, Moçambique, Timor, Cabo Verde, Guiné e São Tomé. Mas não é só isso. Qual é o principal clube de Paris? Será que o PSG, que foi fundada em 1970? Não! É o Benfica!…”

“ …Benfica também é o maior clube na Suíça, Luxemburgo e tem uma enorme massa de seguidores na Alemanha, Nova York, Toronto, África do Sul e em qualquer lugar outro lugar. Benfica personifica a nostalgia da alma de um povo, mesmo aqueles que não são fãs do clube. Isto é especialmente quando se sai de Portugal.

Além disso Benfica teve e “tem” O Eusébio. Real Madrid também teve o Alfredo di Stéfano ou Manchester United o Sir Bobby Charton. Mas Eusébio era outra coisa, Eusébio não era argentino ou Inglês. Eusébio era natural de África, Moçambique , representando a vocação universal do Benfica. Eusébio era uma pessoa pobre e humilde, com um talento incomparável.e chorou, as suas lágrimas deram a volta ao mundo e lavou a alma de todos os Portuguêses que sofreram com ele…”

“…Mas há mais. Benfica é o povo.

É popular no sentido literal da palavra.

São pessoas simples que gostam do Benfica e, acima de todos os grandes sacrifícios que fazem para seguir o clube do seu coração. Nenhum outro clube no mundo tem o legado de Benfica.

Uma última palavra para o Benfica, são centenas de rochas espalhadas ao redor do mundo. Eles desempenham um papel crucial na manutenção da lenda benfiquista e mística.

Misticismo, essa palavra frequentemente utilizados, mas que poucos sabem o seu verdadeiro significado. Benfica é um caso único no mundo do futebol é sem dúvida O maior clube do mundo …”

Uma última palavra para o Benfica, são centenas de rochas espalhadas ao redor do mundo. Eles desempenham um papel crucial na manutenção da lenda benfiquista e mística.

Atendendo ao modo como as palavras foram vertidas, achamos que isto seria próprio de um qualquer jornal português sempre disposto a agradar aos emblemas de sempre e que a viralidade assentava numa possível mentira.

Fomos investigar.

Bastará uma pesquisa no Google para descobrir o artigo na revista no seguinte link: https://revistalibero.com/blogs/contenidos/el-benfica-es-el-mejor-club-del-mundo

Clicando neste, vemos tratar-se de um artigo de opinião escrito por Bruno Carvalho, um economista especializado no mercado audiovisual. Foi director da defunta Rádio Estádio e… duas vezes candidato às eleições do Benfica, contra Luís Filipe Vieira.

Ou seja, o artigo que, as redes sociais venderam como um estudo da Liga BBVA (!) e da supra-referida revista parecia ser um logro.

Porém, quisemos ir mais além e resolvemos contactar a própria revista acerca do modo como o artigo houvera sido realizado.

A resposta foi clara:

1 60

Ou seja, nunca em tempo algum a Liga espanhola encomendou tal estudo, datando as linhas de Bruno da Costa Carvalho de 2013… há 10 anos! Algo que parece ter ficado no congelador para lançar quando fosse necessário!

Quanto à Libero, assume, apenas, que um colaborador que já vimos quem é, escreveu um artigo de opinião.

Entretanto, as redes sociais, fruto de uma imparável máquina de propaganda, continuam a partilhar um artigo como se não houvesse amanhã!

Uma mentira partilhada muitas vezes jamais poderá ser verdade!

PS – A fotografia escolhida foi a que a revista Libero escolheu para o artigo.