Na temporada de 2021/22, um dos mais fortes contendores à promoção à Liga 2, em ano de estreia de Liga 3, provinha de Lourosa.
O Lusitânia, treinado por Filipe Moreira, procurava dar o passo em frente. Reforçar-se para ascender à Liga 2. Era esse o objectivo assumido e cujo o plantel parecia dar garantias de tal poder ocorrer.
Porém, o futebol tem desígnios inesperados. Filipe Moreira, um velho caminhante das divisões inferiores, não conseguiria levar o barco a bom porto, para acabar por ser substituído por Hélder Pereira. A equipa acabaria a dois pontos da equipa B do Vitória que garantiu o objectivo de disputar a fase de promoção, vendo-se na contingência de ter de carimbar a manutenção numa fase tida como “suicida”.
Ora, se a fase de apuramento não correu bem, pior haveria de ser a fase de manutenção. Em seis jogos, a equipa só conseguiu conquistar um triunfo, sendo despromovida ao Campeonato de Portugal. O sonho de integrar nos campeonatos profissionais soçobrava, passando, ao invés, a realidade a ser o quarto escalão do futebol nacional.
Neste, o plantel seria completamente remodelado. Nomes marcantes da temporada, como Idris, Weliton ou Jaime Poulson, entre muitos outros, abandonaram a equipa, para dar lugar à entrada de vinte novos atletas, numa reformulação completa. Era o assumir dos muitos erros cometidos!
O início no Campeonato de Portugal seria difícil. Temeu-se mesmo que a equipa caísse aos distritais de Aveiro, já que o primeiro triunfo chegou, apenas, à quinta jornada, frente ao Guarda Desportiva. Aos poucos, os Leões foram-se recompondo, ainda que duas derrotas fora de portas, a última delas em Valadares, ditasse a partida do técnico Luís Pinto. O seu substituto seria Jorge Pinto, que levou a uma cabo uma série que ainda não findou, já que ainda não conheceu a derrota desde que assumiu o cargo. Com efeito, nos catorze jogos que faltavam para terminar a primeira fase da sua série, a equipa foi capaz de somar 11 triunfos e três empates, o que lhe permitiu apurar-se para a fase de promoção.
Nesta, o início foi prometedor, ao triunfar frente ao Amarante, com um golo solitário de Mika Borges. Às vezes, um passo atrás é que o leão possa voltar a rugir com mais força no futuro!