A temporada do Varzim merecerá ser a melhor definição de quão emocionante é a Liga 3. Explicará, de modo claro, a razão de gostarmos tanto desta competição.
Na verdade, os varzinistas começaram a época com todas as esperanças de regressarem à Liga 2, de onde haviam caído. A contratação de Tiago Margarido, aliada à escolha de André Geraldes para director desportivo, eram o carimbo de uma ambição sem limites… os poveiros eram candidatos, talvez os maiores da sua série.
Os primeiros resultados pareciam confirmar essa realidade, com o apogeu da eliminação do Sporting na Taça de Portugal, graças ao golo de João Faria, numa partida disputada em Barcelos.
Esse seria o retrato da primeira fase da temporada dos poveiros…uma equipa a jogar bem, a perceber todos os momentos do jogo, a ser superior do que os adversários.
Porém, 2023 seria completamente diferente. Os poveiros começaram a perder gás, ainda que conseguissem realizar uma partida de bom nível na Taça de Portugal frente ao Benfica.
Começariam a perder lastro…a deixar de pontuar e a perder posições, chegando à derradeira jornada da fase regular, já com Bruno China no banco e a necessitar de triunfar em Paredes para conseguir atingir a fase de promoção. Não o conseguiria, somando, apenas, um êxito nos últimos oito jogos desta primeira fase da competição e caindo para a fase de manutenção.
Esta começaria com todas as sirenes de alarme em alerta…Duas derrotas consecutivas, em São João de Ver e em, casa, frente ao Montalegre, pareciam demonstrar que o buraco negro só iria ter fim no Campeonato de Portugal, já que os Lobos do Mar passaram da liderança da sua série aos lugares de descida de divisão.
Por isso, foram necessárias medidas de choque. Bruno China seria despedido, após seis jogos em que não conseguiu conhecer o sabor do êxito. Para o seu lugar, seria contratada uma lenda do futebol português, Vítor Paneira. Apesar de começar com dois empates, os dois triunfos nas duas jornadas finais, em especial, hoje, perante o Fafe, com um golo de João Sidónio, significou um enorme suspiro de alívio.
O Varzim mantém-se na Liga 3 e olha para a próxima época como a de mais uma tentativa de regresso à Liga 2!