Sim, como muitos saberão, ser-me-á um tema caro.
O centenário do Vitória SC que será cumprido a 22 de Setembro de 2022.
Um clube com um lugar marcante no futebol português e que, por isso, merece ser devidamente comemorado.
Falamos do quarto clube com mais presenças na Liga portuguesa, com uma centena (este ano, em Guimarães, o 100 está sempre presente) de jogos europeus e com uma única e especial massa associativa.
Em Guimarães, o dia a dia é feito de Vitória. Sai-se à rua e a conversa versa no Vitória. No café, o desconhecido torna-se amigo por causa do Vitória. Nas ruas, em dias de escola, os mais novos, iludem o frio, agasalhando-se com cachecóis do clube. As mochilas e as camisolas com o símbolo estão sempre presentes.
No dia de jogo, a peregrinação ao estádio demonstra o quanto o futebol é de todos. Em Guimarães, para além da “Velha Guarda” que está em todos os recintos, velhos caminhantes de milhares e milhares de jogos, de inúmeras vivências, há mulheres, jovens e mais experientes, e crianças com fartura. Com os pais, em grupos de amigos, mas todos com um camisola branca (ou preta!) vestida, todos capazes de recitar o nome dos ídolos da frente para trás.
Esse será o repositório essencial do único clube que tem um Rei no seu emblema. Um clube que, certamente, poderia ter uma galeria de troféus muito mais vasta, mas que neste centenário terá conseguido um mais difícil: mesmo sem essas taças, ter uma fortíssima implantação social e mesmo vivendo momentos de convulsão conseguir regenerar-se e rejuvenescer-se….
Os cem anos de história tornam-se assim em cem anos para olhar para o futuro!