O modelo da nova camisola da Selecção das Quinas, além do gosto discutível, continua a causar polémica… agora, até na FIFA!
Assim, a Confederação das Confederações comunicou à FPF a necessidade de alterar a versão de manga comprida deste equipamento feito, especificamente, para o Campeonato Mundial de 2022. A camisola de jogo, segundo o órgão supranacional, parecia diferente da forma como a Nike a tinha originalmente concebido.
A razão, escreve o website especializado Footy Headlines, encontra-se inserta no “Regulamento de Equipamento da FIFA'”. Este documento normativo estabelece as regras para a produção de equipamentos de jogo para competições. De acordo com um dos seus artigos, “as mangas (da camisola) devem ter ambas a mesma cor“.
Ora, sucede que o modelo principal de vestuário de jogo da equipa de Todos Nós, de acordo com o conceito original, deveria ter ostentado a bandeira portuguesa numa linha diagonal, com o objectivo de dar a impressão que os jogadores estavam embrulhados nesta. Um efeito que obrigou, a que na versão de manga comprida, uma tivesse um punho verde e outro vermelho.
Todavia, como se vê na fotografia que ilustra o presente artigo, a manga direita da camisola de Cristiano Ronaldo é totalmente vermelha, excepto na parte do pulso direito em que o verde predomina. Um problema que não surge para a versão de manga curta, uma vez que a manga direita não possui esse rebordo.
Uma polémica…de pormenor!