Quem o via a liderar o meio campo do Real Madrid, Liverpool ou Bayern, entendia que poderia estar presente perante um futuro treinador.
O futuro parece estar a confirmar esse pressentimento…
Depois de ter estado duas temporadas e meia ao serviço da equipa B da Real Sociedad, o antigo jogador, no mês de Outubro passado, foi colocado perante um enorme desafio: treinar o Bayer Leverkusen, naquela altura em crise de resultados, e que por isso houvera despedido o helvético Gerardo Seoane.
Ontem, nos quartos de final da Liga Europa, em casa da Union Saint Gilloise, venceu por quatro bolas a uma, apurando a sua equipa para as meias finais da competição, onde irá encontrar a Roma de José Mourinho. Um patamar que os farmacêuticos já não atingiam há 21 anos!
Na Bundesliga, o antigo médio defensivo assumiu a orientação da equipa na 17° posição, e hoje está em 6° lugar, na zona das competições europeias.
Curiosamente, é a única equipe alemã sobrevivente nas competições europeias.
Além disso, o Bayer Leverkusen está invicto há doze partidas, tendo vencido nove e empatado três, apresentando um futebol agradável à vista, com rápidas trocas posicionais e de bola… um pouco à imagem do que a selecção espanhola, onde o treinador pontificava, fazia.
Esses são os números de Xabi Alonso, até o momento, no comando do Bayer Leverkusen.
29 jogos
16 vitórias
6 empates
7 derrotas
Um grande trabalho de um futuro grande treinador!
62 gols marcados
40 gols sofridos