Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Vikingur Gota- Os Vikings (Também) São Loucos Por Futebol…

Em Streda, cidade da Eslováquia, o DAC carimbou, de modo tranquilo, o apuramento para a próxima eliminatória da Liga das Conferências. Fê-lo às custas de uma equipa das Ilhas Faroé, o Vikingur Gota que merecerá a nossa atenção nas próximas linhas.

O clube, fundado em 2008, é proveniente da cidade de Gota que conta, apenas, com 656 habitantes. Porém, apesar da exiguidade populacional, a verdade é que o clube conta com 28 jogadores no seu plantel, a maioria deles internacionais. Acresce, ainda, que possui um equipa feminina composta com 23 atletas, sendo que, tal como na sua congénere masculina, a maioria é internacional pelas Ilhas Faroé. Além disso, ainda possui 11 técnicos, uma direcção de seis pessoas e diversas equipas nos escalões inferiores, fazendo com que, para além da cidade de Gota, todas as localidades adjacentes a esta vivam em função do clube.

2 1 edited

Apesar de actualmente todos os jogadores serem provenientes do país, a verdade é que jogadores polacos, sérvios ou húngaros já experimentaram a aventura de actuar numa equipa que actua no estádio Sapurgeroi com lotação para 2000 espectadores ( uma lotação superior em três vezes ao número de habitantes da cidade), mas que está completamente cheio na maioria dos jogos. Tal explica-se pelo facto dos moradores da cidades em redor de Gota, como Leirvik com 975 habitantes, sentirem o Vikingur como seu, apoiando-o como uma causa colectiva e regional.

Atendendo à sua implantação social, o clube despertou a curiosidade da Adidas, que ofereceu-lhe um contrato de fornecimento de material desportivo. Tais méritos, são justificados, também, pelo palmarés do clube que já venceu duas ligas do país, a primeira delas em 2009, seis Taças e cinco Supertaças. Actualmente, com o campeonato interrompido, o clube encontra-se no segundo posto da tabela.

A temporada de 2014/15 haveria, também, de ficar na história do Vikingur Com efeito, nesse exercício tornar-se-ia na primeira equipa do país a alcançar a terceira pré-eliminatória da Liga Europa, para na seguinte conseguir ultrapassar uma ronda preliminar da Liga dos Campeões, ao ultrapassar os kosovares do KF Trepça 89.

Quanto ao plantel, este tem uma média de idades de 23 anos, sendo o seu jogador mais destacado, Finnur Justinussen, que, segundo o portal Transfermarkt, possui um valor de mercado de 150 mil euros.

Nem só as grandes estrelas, as grandes equipas, os mais glamourosos estádios desencadeiam amor…

5