Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Uma Supertaça a 4… Revolução na Prova Italiana

Hoje, a Liga italiana tomou uma decisão. Assim, as próximas edições da Supertaça do país serão disputadas por quatro equipas, num emular do modelo já seguido em Espanha.

Assim, a partir da próxima edição, o torneio já não será jogado com base na final clássica entre a equipa campeã italiana e o vencedor da Taça de Itália, mas abrirá as portas a duas outras equipas utilizando o chamado modelo de final four.

A decisão de avançar com este modelo faz parte da decisão de aceitar a oferta da Arábia Saudita para acolher a Supertaça de Itália para os próximos seis anos. Quatro das próximas seis edições (as duas seguintes, depois um intervalo de dois anos e as duas seguintes) serão de facto jogadas no país saudita e começarão imediatamente com o novo formato de quatro equipas, mas resta a possibilidade de no futuro regressar a duas.

Os participantes nesta serão os dois primeiros classificados da Série A de 2022/23 e os finalistas da 2022/23 Coppa Italia. Isto significa que, certamente uma equipa entre Inter e Juventus Fiorentina e Cremonese participarão no torneio, pois são as semifinalistas da presente edição da prova.

Na frente do campeonato, por outro lado, Nápoles parece estar de pedra e cal na liderança. O segundo lugar, por outro lado, está actualmente bastante disputadado.

Mas o que acontecerá no caso de uma sobreposição? O que acontecerá se um dos finalistas da Coppa Italia obtiver ao mesmo tempo o primeiro ou segundo lugar no campeonato da Serie A?

Neste caso, a equipa que será “promovida” à Supertaça Italiana será a melhor colocada na liga entre as que não foram finalistas da Coppa Italia. Este critério já é adoptado em Espanha para a selecção das equipas que participam na Supertaça de Espanha.

No que diz respeito ao emparelhamento dos jogos nas meias-finais, ainda não foram tomadas tais decisões. No entanto, uma dica vem de Espanha, onde o sorteio estipula que o vencedor do La Liga enfrentará o finalista da Taça do Rei, enquanto os vice-campeões da liga desafiarão o vencedor da taça nacional.

Tudo para gerar mais dinheiro…