No seu último fim-de-semana, o estádio Giuseppe Sinigaglia, em Como, ofereceu um cenário quase incomparável: dois vencedores do Campeonato do Mundo como Cesc Fabregas e Gianluigi Buffon cumprimentaram-se, abraçaram-se e trocaram galhardetes. No período que antecedeu um jogo Como – Parma Serie B (2-0 para a equipa da casa), houve um ar de saudade e nostalgia enquanto os dois capitães se saudavam um ao outro.
Foi um momento histórico para um campeonato de segunda divisão. Em Itália, a Serie B não via dois campeões do mundo encontrarem-se desde 1988. Nesse dia, Pablo Pasculli e Franco Causio encontraram-se num jogo Lecce-Triestina. Um argentino e um italiano… agora, um espanhol e um italiano, tendo esse duelo na disputa do desempate pelos pontapés de penalty, no já longínquo Campeonato da Europa de 2008, como a memória principal para muitos.
Em Agosto, quando a mudança de Fabregas para Como foi confirmada numa jogada surpresa, Buffon já estava a dar as boas-vindas ao espanhol: ” – Será um prazer reencontrar-te em campo. Bem-vindo a Itália, campeão! Estou à tua espera de braços abertos. PS: Veremos se me consegues marcar de novo…”.
“Feliz por voltar a ver-te, campeão”, escreveu Cesc nas suas redes sociais após o jogo. “O futebol também é óptimo para momentos como estes“.
O espanhol, que teve de ser substituído no primeiro tempo, é um dos líderes da equipa lombarda, que conjuntamente com o Parma está a lutar para se aproximar dos lugares que dão acesso ao play-off. No final, venceria a equipa da casa, mas os dois amigos jamais esquecerão aquele momento! O futebol é bonito assim…com referências!