Uma verdadeira empresa…
Na era moderna, os jogadores tornaram-se verdadeiras sociedades comerciais, com os mais importantes sempre no centro do mercado, não só para assegurar o seu desempenho no campo, mas especialmente como fora dele como verdadeiros ícones de imagem que são disputados por várias marcas, tanto desportivas como de moda.
O último grande jogador de futebol a acabar na mira das três principais desportivas, Nike, Adidas e Puma, foi o norueguês, Erling Haaland, atacante do Manchester City que está a arrasar a Premier League, com 33 golos em 33 jogos e cuja assinatura terá valido uma acesa disputa.
Com efeito, como é noticiado pelo portal The Athletic, o jovem atacante norueguês teve um acordo com a Nike válido até Janeiro de 2022. Desde então, Haaland tem sido ligado às chuteiras das três grandes empresas acima mencionadas, que estão a competir até ao último cêntimo pela sua exclusividade.
Os representantes do norueguês esperam, por isso, obter com a nova parceria um acordo de cerca de 20 milhões de libras (às taxas de câmbio actuais de cerca de 22,6 milhões de euros) por época, obviamente sem sobrepor-se à necessidade do novo equipamento desportivo satisfazer o avançado em matéria de conforto.
A ligação entre a Nike e Haaland foi estabelecida em 2014, altura em que o jogador tinha 14 anos, mas tal período de tempo poderá não suficiente para o convencer a renovar o contrato, ainda para mais com a Adidas a ser liderada nas negociações pelo seu CEO, Bjorn Gulden, que é também um amigo de longa data da família do jogador. Por outro lado, a Puma vestirá o Manchester City até 2029, o que cobre toda a duração do actual contrato entre Haaland e o clube inglês, que expirará em 2027.
Apesar de nada haver de oficial, existirão rumores dentro dos corredores do marketing, que ao que parece Haaland decidiu continuar na Nike. Tal rumor será corroborado pelo facto da Puma ter assinado com o seu companheiro de equipa, Jack Grealish, que pertencia à marca norte-americano.
Para confirmar…