O Sporting chegava à Youth League com o sonho de, depois de FC Porto e Benfica, também ser capaz de triunfar na Liga dos Campeões dos mais jovens.
Apesar do estádio do Servette ter alguns apoiantes nacionais, os Leões haveriam de ser incapazes de o conseguir ao serem derrotados no desempate pelos pontapés de penalty pelos neerlandeses do AZ Alkmaar. Apesar do golo inaugural, de belo efeito, de Diogo Cabral, a verdade é que os homens de Alkmaar (que já jogaram uma meia final europeia contra a equipa portuguesa, tendo, nesse momento, o miraculoso golo de Miguel Garcia garantida a passagem ao jogo decisivo, que depois foi perdido frente ao CSKA Moscovo), haveriam de dar a volta à partida. A equipa portuguesa haveria de empatar graças a uma grande penalidade cobrada por Chico Lamba. Por essa razão, tudo se decidiria da marca dos pontapés de grande penalidade, onde os neerlandeses seriam mais eficazes.
Seguia-se, depois, a partida entre o AC Milan e o Hajduk Split. Os croatas apoiados por 10000 adeptos, haveriam de triunfar por três bolas a uma sobre o conjunto italiano, incapaz de prolongar a semana feliz que a equipa principal viveu ao apurar-se para as meias-finais da prova dos mais velhos.
Segue-se, agora, uma inesperada final: AZ Alkmaar vs Hajduk Split… Quem levará a melhor?