Alexander Isak é sueco de raizes eritreias.
Com 22 anos, desde há muito é comparado com um tal de… Zlatan Ibrahimovic. Por ser longilíneo e mesmo assim tratar a bola por tu como os pés, por ter golo, por ser um sueco de segunda geração.
Também, tal como Ibra sairia cedo da Suécia natal… porém, diversamente do modelo não se afirmaria de imediato. No Borussia Dortmund, o fardo seria pesado em demasia, a ponto de, depois de várias oportunidades, ser cedido por empréstimo ao Willem II dos Países Baixos.
Aí encontraria o seu rumo, a ponto de, apesar dos germânicos, aceitarem vendê-lo, marcaria o seu estilo e a sua posição na Real Sociedad.
Em Espanha brilharia…aliás, ficaria célebre a dupla nórdica com o norueguês Martin Odegaard, sendo que este partiria para Inglaterra, deixando-o órfão do seu assistente dilecto.
Surge-lhe, agora, a oportunidade uma vida… o multimilionário Newcastle pagou 70 milhões de euros para o contratar, com o sonho de construir uma equipa capaz de lutar pela Premier League. Nada de excessivo para quem vive graças ao Fundo Soberano Árabe, mas, indiscutivelmente, uma das compras do presente defeso estival…