Falemos de Manolo Portanova, esperança do futebol italiano, actualmente a actuar no Genoa, depois de ter percorrido um longo período na formação da Juventus.
O jogador foi condenado, em primeira instância, a seis anos pelo Tribunal de Siena por agressão sexual em grupo. Tal deveu-se ao abuso de uma rapariga num apartamento no centro da cidade, no qual o jogador esteve envolvido. Portanova, contudo, já manifestou a intenção de recorrer da decisão.
Os factos tiveram lugar na noite entre 30 e 31 de Maio de 2021, sendo o tio do jogador também foi condenado à mesma pena.
.Além disso, o juiz condenou-o também a um pagamento provisório de 100.000 euros a favor da rapariga que abusou, com outros 20.000 euros a favor da mãe e 10.000 para a associação de protecção das vítimas denominada de Sienese Donna chiama Donna, que tinha apresentado uma acção cível.
De acordo com a reconstrução que teve lugar durante a investigação, a jovem, alegadamente isolou-se com Portanova, apenas para se encontrar pouco tempo depois em frente de mais três homens que participaram no crime.
O jogador defendeu-se alegando que a relação tinha sido consensual, mas a rapariga, que mais tarde foi analisada no hospital, indiciou problemas psicológicos devido ao trauma.
Imediatamente após a sua queixa, Portanova foi colocado sob prisão domiciliária. Uma ordem de restrição que foi levantada no início de Julho, a fim de permitir ao atleta submeter-se a exames médicos em Génova antes da sua partida para o estágio da equipa na Áustria.
A investigação prosseguiu: em Março último, foi solicitado um julgamento para Portanova. No dia 25 de Julho, a jovem foi ouvida durante mais de sete horas sob o procedimento probatório, confirmando todas as acusações contra o jogador e os outros presentes nessa noite. Entretanto, Portanova, de acordo com o seu advogado, tinha optado por ser julgado sob o procedimento abreviado, conduzindo à decisão de hoje.
Portanova, ainda jogou no passado domingo passado contra o Cittadella, estava presente na sala de audiências quando a sentença foi lida.