Há gestos que merecem ser realçados!
Principalmente quando tanto se fala dos constantes atropelos aos direitos humanos e laborais no Qatar.
Assim, a menos de uma semana da sua primeira partida no Campeonato do Mundo contra o Senegal, os Países Baixos anunciaram que irão levar a cabo uma iniciativa merecedora de aplausos. Embora já tivesse anunciado que se encontraria com trabalhadores nos estádios do torneio, a selecção nacional neerlandesa realizará também um leilão das suas camisolas, revertendo os lucros para os trabalhadores migrantes no Qatar.
“A organização deste torneio teve um impacto terrível nas condições de trabalho dos migrantes no Qatar, seja para os estádios, os hotéis ou as várias infra-estruturas”, disse o capitão de equipa, Virgil van Dijk numa conferência de imprensa que se desenrolou hoje
. O capitão da Laranja Mecânica revelou algo mais do projecto: “Muitas coisas mudaram no sentido de melhorar a situação, mas nós queremos dar um contributo concreto. Em primeiro lugar, lançando luz sobre a sua situação e depois utilizando os lucros deste leilão”.
O leilão abrangerá todos os jogos do Campeonato do Mundo da equipa de Louis van Gaal e já começou com a recolha de quase 50.000 euros relativos às camisolas cor-de-laranja dos últimos jogos de Setembro contra a Bélgica e a Polónia na Liga das Nações.
Porque não ser replicado pelas outras selecções?