Não adianta esconder…
Somos fãs da Liga 3.
Pela sua emoção, pelo seu equilíbrio, pelos jogadores que nela despontam será o campeonato mais sedutor da Liga portuguesa.
Tal opinião será seguida por vários adeptos que, graças à prova, redescobriram que o slogan “apoia o clube da tua terra” faz sentido. Por isso as bancadas encontram-se sempre extraordinariamente compostas e a emoção é uma constante.
Poder-se-á questionar se o modelo será o mais justo. Se não seria mais correcto promover directamente os vencedores das duas séries e despromover os dois últimos posicionados de cada uma, mesmo que se tivesse de realizar uma terceira volta para o campeonato ter, pelo menos, 33 desafios. Porém, não obstante isso, com uma segunda fase (seja para promoção, seja para manutenção) pouco equitativa, a verdade é que a fórmula funcionou na temporada passada e está a funcionar hoje.
Bastará ver, por exemplo, as quase 3000 pessoas que hoje estiveram em Paredes a assistir ao desafio frente ao Varzim, num claro sinal do interesse que a prova desencadeia.
Agora na segunda fase em dois grupos saberemos quem subirá à Liga 2. Assim, num estarão Felgueiras, SC Braga B, União de Leiria e Alverca e noutro Amora, Belenenses, Lank Vilaverdense e Sanjoanense. Quem sorrirá por fim?
É este o futebol que gostamos…