Sempre em mudanças…
Com o calendário internacional cada vez mais lotado, a UEFA poderá ter encontrado uma solução.
De acordo com um relatório do jornal L’Équipe, o organismo do futebol europeu estará a cogitar alterar o sistema de qualificação para as próximas edições do Campeonato do Mundo e da Europa. Na verdade, trata-se de um projecto que poderá ver a luz do dia no apuramento para o o Campeonato do Mundo de 2026. O objectivo deste novo sistema será aligeirar a agenda internacional, reduzindo o número de equipas por grupo. Actualmente, os grupos são compostos por 5 ou 6 equipas, mas a UEFA gostaria de reduzir este número para 4 e, com algumas excepções, 5.
Tal não terá só como objectivo aliviar a preenchida agenda futebolística mundial. Com efeito, o organismo presidido por Aleksander Čeferin pretende apostar nos jogos referentes à Liga das Nações. Uma competição que deverá ter como função apurar mais equipas para a máxima prova mundial por selecções para o campeonato do Velho Continente, graças a um sistema de play-off.
Com este novo modelo, a UEFA pretende reequilibrar os grupos de qualificação, que serão aumentados de 10 para 12, evitando um fosso demasiado grande entre as selecções. O objectivo passará, ainda, por aumentar o valor dos direitos e lucros televisivos, bem como dotar de maior interesse a sua mais recente aposta: a Liga das Nações.