A UEFA decidiu… o futebol feminino europeu terá uma Liga das Nações.
Tal foi anunciado pela UEFA na manhã de ontem, com a confederação europeu a continuar na esteira da estratégia “Time For Action” do organismo de futebol europeu.
Assim, como as equipas nacionais masculinas, as equipas nacionais femininas serão colocadas a actuar umas contra as outras com o objectivo de, para além de competirem por um troféu, garantirem um lugar no Campeonato Europeu e no Campeonato do Mundo.
A primeira edição da competição terá início no Outono de 2023, antes do Campeonato Europeu de 2025, ligando a prova a este evento. O novo formato da liga divide as selecções em três divisões. Dentro de cada divisão as respectivas equipas nacionais serão colocadas em grupos de quatro equipas (ou de três equipas) com jogos em casa contra cada adversário do grupo.
Aclassificação final determinará as equipas que se qualificarão directamente para o Campeonato Europeu ou Mundial e as que se podem qualificar através dos play-offs. Além disso, a classificação final (com promoção e despromoção automáticas) será utilizada para determinar a liga em que as federações irão começar no próximo ciclo de competição.
Além disso, de quatro em quatro anos, a vitória na prova será decisiva para o apuramento paraos Jogos Olímpicos.
O presidente da UEFA Aleksander Čeferin disse aos canais oficiais da UEFA: “Disse este Verão que continuaríamos a investir no futebol feminino e assim o fizemos. Depois de um histórico UEFA Women’s EURO, chegou o momento de desenvolver ainda mais o futebol feminino para as selecções nacionais. Criámos um sistema aberto, competitivo e contínuo onde cada partida conta, um verdadeiro reflexo do modelo desportivo europeu. Estou convencido de que este formato ajudará todas as federações europeias e manterá vivos os seus sonhos de qualificação para um grande torneio internacional”.
Aguardemos…