Uma notícia que traz justiça!
A final da Liga dos Campeões de 2022 entre o Liverpool e o Real Madrid esteve no centro de muitas discussões sobre a organização do evento em Paris. Relembre-se que o início do jogo teve de ser atrasado, pelo facto de muitos adeptos terem tido várias dificuldades em aceder ao Stade de France, apesar de terem adquirido um ingresso para assistirem à partida.
Hoje, porém, fez-se justiça. Através de uma nota no seu site oficial, a UEFA oficializou o reembolso dos adeptos que foram mais afectados pelas dificuldades de acesso ao estádio, com alguns nem sequer a terem conseguido entrar. Para tal suceder, será criado um serviço especial de reembolso.
“Os reembolsos”, diz a nota, “estarão disponíveis para todos os adeptos com bilhetes para os portões A, B, C, X, Y e Z, onde as circunstâncias mais difíceis foram relatadas. Além disso, todos os adeptos que, de acordo com os dados de controlo de acesso, não tenham entrado no estádio antes das 21:00 (hora inicialmente prevista para o pontapé de saída), ou não tenham podido entrar no estádio, terão direito a um reembolso. Finalmente, a UEFA oferecerá reembolsos a todos os adeptos que compraram bilhetes de acesso juntamente com os seus acompanhantes.”
À luz destes critérios, o esquema especial de reembolso abrange todos os bilhetes atribuídos ao Liverpool para a final, ou seja, 19.618 bilhetes. Devido à natureza do processo original de venda de bilhetes, através do qual os adeptos do Liverpool compraram bilhetes ao clube e não directamente à UEFA, esta solicitou aos Reds que implementasse o sistema de reembolso, a fim de assegurar a protecção dos dados pessoais e facilitar o processo, algo que já foi aceite pelos ingleses. Posteriormente, a UEFA reembolsará ao Liverpool FC do valor total destes bilhetes e este entregará o dinheiro a quem saiu defraudado nas suas expectativas de assistir à partida.
Os reembolsos aos adeptos do Real Madrid CF que satisfaçam os critérios de reembolso serão processados de acordo com os pedidos recebidos do comprador dos bilhetes através do serviço ao cliente da UEFA. O mesmo se aplica aos adeptos neutros que adquiriram bilhetes directamente à UEFA e têm direito a reembolso.
Finalmente, o Secretário-Geral da UEFA Theodore Theodoridis comentou: “Tivemos em consideração um grande número de opiniões expressas tanto pública como privadamente, e acreditamos ter concebido um esquema abrangente e justo. Agradecemos a contribuição do Liverpool FC Spirit de Shankly e do Liverpool Disabled Supporters Association, bem como o diálogo aberto e transparente durante este período. Reconhecemos as experiências negativas desses adeptos no dia e com este esquema iremos reembolsar os adeptos que compraram bilhetes e que foram mais afectados pelas dificuldades de acesso ao estádio”.
Uma medida justa…