É a claque mais antiga da Europa.
A Torcida que apoia o Hajduk foi fundada em 1950 no Brasil. Foi um conjunto de marinheiros que velejo até ao Brasil para assistir ao campeonato mundial desse ano, que ao regressar assumiriam o desejo de criar um grupo organizado destinado a apoiar o clube de Split.
Por essa razão, escolheriam o nome “Torcida”, tantas vezes ouvida nesse périplo brasileiro, adoptando, de modo imediato, o slogan “Hajduk lives forever”.
Com um forte apego ao clube, sentem-no de modo apaixonado. Por essa razão, em 2016, juntaram todos os adeptos interessados, sob um grupo chamado “Nosso Hajduk” para adquirirem 24,53% das acções à sociedade proprietária do clube, a Tommy, tornando os adeptos os verdadeiros donos do clube.
Por isso, o clube é o único modo de vida para a Torcida Split. A maioria dos seus fãs costumava trabalhar nos estaleiros navais, algo que tem vindo a entrar em erosão pela aposta no turismo por parte dos responsáveis da cidade.
O Hadjuk é o antídoto, é a sua religião, e uma instituição social que lhes é muito cara. O povo de Split é dono do clube e vive-o como poucos na Europa do futebol altamente capitalista e empresarial.
Celebrações dos 70 anos da Torcida Split