Alterações à vista?
A FIFA publicou recentemente um regulamento actualizado relativo aos equipamentos das selecções nacionais. Nele, a Confederação das Confederações do futebol mundial recomenda ter um “segundo modelo alternativo ao equipamento principal”, tal como relatado pelo sítio web especializado Dotty Headlinese.
De acordo com o Artigo 6.2.5. do Regulamento de Equipamento da FIFA, “cada equipa é encorajada a ter um segundo modelo de jogo alternativo numa cor ou cores diferentes tanto da primeira escolha como do primeiro kit de jogo alternativo”. Isto significa basicamente que a FIFA quer que as equipas nacionais tenham uma terceira camisola que seja muito diferente da camisola de casa e da camisola de fora.
No que diz respeito às equipas nacionais participantes no Campeonato Mundial de 2022, pelo menos três equipas já possuem uma terceira camisola: Canadá, Dinamarca e Equador.
Relembre-se que no Campeonato do Mundo de 2014, a Espanha foi obrigada a jogar com um uniforme branco especial porque tanto o da casa como o secundário não proporcionavam contraste suficiente com as camisolas dos Países Baixos.
Para as marcas que fornecem vestuário técnico às equipas nacionais, ter três uniformes permitiria muito mais liberdade no que diz respeito aos padrões e cores das camisolas.