Na próxima Quarta-feira, o Nápoles receberá o Eintracht Frankfurt em desafio a contar para a segunda mão dos oitavos de final da Liga dos Campeões. A equipa de Spalletti venceu por duas bolas sem resposta no primeiro jogo, graças aos golos de Osimhen e do capitão Di Lorenzo.
Porém, o grande medo passará pelos hipotéticos confrontos entre os adeptos dos dois clubes, o que faz com que a DIGOS, a polícia responsável pelas operações especiais em Itália, já esteja em alerta para o que poderá acontecer na cidade antes e depois do jogo.
Relembre-se que já na primeira etapa a atmosfera tinha sido efervescente, com a cidade de Frankfurt pejada de autocolantes e de tarjas contra os napolitanos.
Por essa razão, na segunda mão temem-se novos actos quase de guerrilha urbana. Por esta razão, o Ministério do Interior tinha inicialmente proibido a venda de bilhetes a todos os adeptos alemães, fechando as bancadas destinadas aos visitantes. No entanto, a direcção da Eintracht apresentou um recurso, que foi dado como procedente pelo Tribunal Adminstrativo regional da Campânia, permitindo assim a venda de ingressos para essa parte do estádio. Imediatamente, o presidente do Nápoles, De Laurentiis requereu a intervenção da Prefeitura, que tomou uma decisão salomónica, proibindo a venda de bilhetes apenas aos residentes de Frankfurt. Uma solução que, contudo não resolverá o problema, pois o Eintracht tem adeptos espalhados pela Alemanha e a sua claque é geminada com a da Atalanta de Bérgamo.
Estas incertezas e indecisões certamente não agradarão à policia, também em virtude do que conseguiu interceptar. “Será uma guerra”, foi a frase captada pelas antenas policiais entre os fãs do Nápoles, a que acrescerá a provocação dos adeptos do Eintracht transcrita no jornal Il Messagero: “Iremos ser os senhores de Nápoles”.
A provocação foi devolvida ao remetente por um elemento da claque do Nápoles, que no jornal Il Messagero, apesar de ter permanecido anónimo disse: “Eles encontrarão pão para os seus dentes”. Cerca de 8.000 adeptos visitantes são esperados em Nápoles na quarta-feira, não só da Alemanha mas também de Bergamo, dada a geminação com as claques da Atalanta.
Além disso, existirá, também, o risco de os adeptos da Estrela Vermelha de Belgrado, geminados com os adeptos do Nápoles, se juntarem também a esta rixa. Em suma, o clima é tenso, e por esta razão, o aeroporto da cidade estará em alerta. De facto, os adeptos do Eintracht são conhecidos pelas suas longas estadias e ‘desfiles’ em cidades rivais. Com ou sem bilhetes, os alemães estão prontos a aterrar na capital da Campânia para “acertar as contas”.
Que tudo seja controlado…