É a novidade mais refrescante de uns Países Baixos sensaborões, calculistas e demasiado presos às teses de Van Gaal…
Cody Gakpo, um jovem de 23 anos, formado no PSV Eindhoven, onde entrou com 8 anos, é o maestro da banda.
Ainda que com um nome pouco mediático para quem não acompanha o fenómeno futebolístico, a verdade é que o filho de mãe neerlandesa e de pai togolês, mistura a fantasia da laranja mecânica com a irreverência africana. Por isso, depois de estrear-se na equipa principal do clube na época de 2017/18, com apenas 17 anos para não mais sair da equipa. O extremo tornar-se-ia imprescindível, sendo peça inamovível dos onze gizados por Mark Van Bommel e Roger Schmidt, actualmente no Benfica.
Graças aos seus golos, assistências e influência seria cobiçado pelos maiores clubes europeus. No pretérito ano esteve prestes a comprometer-se com o Manchester United, mas o seu clube acabaria por roer a corda fazendo gorar o acordo.
Continuaria no PSV, pelo menos até ao próximo Janeiro… apesar de ser possível que desencadeie sonhos libidinosos em adeptos de muitos clubes, só os mais endinheirados poderão sonhar com o extremo que já igualou Johann Cruyff com três golos em Campeonatos do Mundo. Melhor do que isso, provou o seu modo completo de entender o jogo. Marcou de fora da área, de cabeça (fruto do seu 1,93 metro), com o pé direito e com o esquerdo. Com tamanho manancial de recursos, os 45 milhões de euros com que o portal Transfermarkt o avalia, fazem dele uma pechincha…para quem tiver como pagar!