O CIES – Football Observatory é uma entidade suíça que à base da descodificação de algoritmos e de análise de dados procura chegar a conclusões matemáticas sobre o futebol e o que vai acontecendo.
O mais recente estudo, baseado num modelo estatístico que contém como variáveis as prestações das equipas nas duas últimas temporadas, o capital de experiência dos integrantes dos respectivos planteis e os gastos de cada equipa no mercado de transferências.
Assim, para este portal, o campeão nacional será o Sporting, pese embora o trémulo início de campeonato, consubstanciado na derrota no Dragão por três bolas a zero.
O segundo posicionado será o FC Porto e o terceiro o Benfica, sendo o quarto posto para o SC Braga. O quinto lugar será para o Vitória SC, sendo o hipotético último lugar europeu para o Boavista.
Quanto aos despromovidos, Arouca e Vizela serão os potenciais candidatos à despromoção, sendo o Marítimo o previsível ocupante do lugar destinado a jogar o play-off de manutenção.
Deixamos, aqui, a classificação completa:
1- Sporting
2- FC Porto
3 – Benfica
4 – SC Braga
5- Vitória SC
6 – Boavista
7 – Gil Vicente
8 – Portimonense
9 – Santa Clara
10 – Famalicão
11 – Paços Ferreira
12 – Estoril
13 – Rio Ave
14 – Chaves
15 – Casa Pia
16 – Marítimo
17 – Vizela
18 – Arouca
Serão perspectivas acertadas?
Para Inglaterra prevê-se que o Manchester City volte a ser campeão à frente do Liverpool. Em Itália a aposta recairá no retorno do título ao Inter com o AC Milan em segundo com a Juventus a ficar no quarto posto.
Serão previsões fidedignas?