Prevê-se que seja a noite de Benzema, o avançado do Real Madrid.
Na verdade, é a noite em que vai ser atribuída Bola de Ouro, por isso, provavelmente, a noite de Karim Benzema. O avançado francês que apontou 15 golos na Liga dos Campeões e 27 em La Liga arrastou o Real Madrid para a vitória em ambos os troféus. Como a La Gazzetta dello Sport relata, o ceptro da Ballon d’Or poderá ser-lhe entregue por Zinedine Zidane, o último francês a ganhar o prémio em 1998.
O avançado merengue é, pois, o candidato número um a receber o cobiçado prémio, também à luz dos novos critérios de avaliação que se baseiam apenas na época 2021-2022 e não em todo o ano civil, o que dará mais peso aos desempenhos individuais do que aos desempenhos de equipa, ambos excepcionais no caso da Benzema. Para Karim, porém, os pontos recolhidos pelos 100 jurados também contam graças às suas actuações pela selecção gaulesa, com quem ganhou a Liga das Nações há um ano, compensando o fracasso do Campeonato Europeu, que não foi tido em conta.
Atrás de Benzema, os principais concorrentes ao pódio serão Salah e Lewandowski: o egípcio terminou a época passada com 23 golos e 14 assistências na Premier League, 8 golos e 2 passes para golo na Champions League; quanto ao novo avançado do Barcelona marcou 50 golos na temporada de 2021/22. Fora do pódio estarão Mbappé, Vinicius e Mané, estando ainda mais atrás Modric, De Bruyne e Haaland.
O anterior vencedor Messi nem sequer consta da lista dos 30 candidatos, depois de no ano passado tê-lo vencido, quando a maioria achava que Lewandowski era o justo vencedor. O polaco que, refira-se, era o maior favorito na época em que o mesmo não foi atribuído por causa da pandemia.
Para acompanhar…