A Rússia encontra-se suspensa das competições internacionais desde que Moscovo invadiu a Ucrânia. Por essa razão, foi convidada a competir no campeonato da Federação de Futebol da Ásia Central (CAFA), a realizar no próximo mês de Junho. A novidade foi anunciada numa nota da Federação de Futebol do Tajiquistão.
A Rússia encontra-se suspensa das competições internacionais desde que Moscovo invadiu a Ucrânia. Por essa razão, foi convidada a competir no campeonato da Federação de Futebol da Ásia Central (Cafa), a realizar no próximo mês de Junho. Tal foi anunciado numa nota da Federação de Futebol do Tajiquistão (TFF).
O campeonato asiático está agendado para o período de 9 a 21 de Junho. A CAFA faz parte da AFC (a Confederação Asiática) e foi criada em 2014. A organização inclui as federações do Afeganistão, Irão, Quirguizistão, Tajiquistão, Turquemenistão e Uzbequistão. A TFF também declarou que a Rússia tinha aceite o convite, mas a Federação Russa de Futebol (RFU) disse à agência noticiosa Tass que as condições de participação ainda estavam a ser discutidas.
A mudança suscita mais uma vez a discussão sobre a possibilidade de a Rússia deixar a UEFA para “migrar” para a AFC. A mudança da UEFA para a Confederação Asiática tinha sido “ameaçada” pelo presidente da RFU Alexander Dyukov como uma opção possível para permitir que as equipas e clubes russos continuassem a competir internacionalmente.