Uma vitória sobre o fornecedor de equipamentos!
A Roma obteve uma importante vitória num processo de arbitragem internacional do International Chamber of Commerce contra a New Balance Athletics. Tal êxito, deu luz verde ao emblema Giallorosso para assinar um acordo com a Adidas a partir da próxima época.
Este processo promovido pela New Balance, actual patrocinador técnico da Roma, tinha como causa de pedir o facto do clube ter celebrado um contrato com outro patrocinador técnico (Adidas) para as temporadas de futebol 2023/2024 e seguintes, em violação do direito de preferência (right of first refusal) a favor da requerente. Alegava esta, que este direito estava previsto no contrato de patrocínio entre as partes para as temporadas 2021/2022 e 2022/2023.
Por essa razão, a marca de equipamentos tinha pedido ao juiz-árbitro que tinha o processo em mãos, que suspendesse a execução do novo contrato de patrocínio assinado pelo clube orientado por José Mourinho e que ordenasse a renovação do contrato com com a New Balance.
Com uma sentença datada de 15 de Fevereiro de 2023, o Árbitro Único rejeitou os pedidos da New Balance na sua totalidade, reiterando que a Roma tinha cumprido a cláusula de preferência, tendo concluído o novo contrato apenas depois de a própria New Balance, tendo tido a oportunidade, não ter equilibrado os termos económicos da oferta apresentada pelo novo patrocinador técnico (incluindo, entre outras coisas, os compromissos relacionados com a distribuição dos produtos do Clube e a sua promoção também através dos meios de comunicação social).
Em Junho de 2022, a New Balance também tinha apresentado estas reivindicações como medida cautelar num procedimento de Arbitragem de Emergência, que também terminou com a sua total rejeição.
Também se ganha fora de campo…