Robert Lewandowski é das grandes esperanças do Barcelona para voltar aos êxitos.
Depois do clube catalão ter dado 50 milhões de euros ao Bayern pelo aríete polaco, espera-se que este tenha um efeito imediato nas contas futebolísticas do clube.
Além disso, RL9 gere uma imensa rede de interesses que fazem dele muito mais do que um jogador de futebol. Desde logo, bastará referir que, segundo a Forbes, os seus rendimentos anuais excedem os 30 milhões de euros como resultado do seu contrato profissional e de uma série de acordos de patrocínio muito lucrativos. De facto, em 2021, apenas jogadores como Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar ganharam mais dinheiro do que o capitão da selecção polaca…
O seu salário em Munique atingiu os 20 milhões de euros (será ligeiramente inferior em Barcelona) pelo que os restantes 13 milhões de euros que auferiu, segundo a publicação americana do ano passado, provêm dos seus acordos com empresas e companhias como a Nike, Huawei e Procter & Gambl. Refira-se que para ganhar estas quantias, a Robert basta sorrir para as campanhas publicitárias.
Contudo, jóia da coroa do seu império é, sem dúvida, a sua marca RL9. Tal levará a que em Barcelona, o avançado Memphis esteja na contingência de ceder o seu número ao novo avançado culé.
Além disso, para que esta marca tenha êxito, surge uma pessoa fundamental: a sua esposa Anna Lewandoswka. Foods by Ann é o negócio de alimentos e de fitness dirigido pela antiga karateca polaca. O mesmo se aplica à marca de vestuário 4F, com a qual o avançado lançou uma linha de vestuário desportivo e com a qual a Lewandoswka também está activamente envolvida.
Juntamente com a sua esposa, o jogador do FC Barcelona também criou a Stor9, uma agência de marketing, publicidade e relações públicas que trabalha com grandes empresas de todo o mundo. Aliou-se ao Grupo Um para criar a RL Media, uma divisão também focada no sector da comunicação.
Além disso, a sociedade investiu na Protos Venture Capital, outra empresa polaca dedicada a apoiar a criação de startups na Internet. O mundo dos jogos de vídeo também ocupa parte do pensamento do futebolista, pois ele criou a RL9.Games e não devemos esquecer outros tipos de negócios noutros sectores, tais como um restaurante em Varsóvia.
Com este panorama, não é surpreendente que o goleador também tenha decidido investir em bens imobiliários. Enquanto ainda espera para decidir onde vai viver em Barcelona, a família Lewandoswki possui um apartamento luxuoso na melhor zona da capital polaca, avaliado em 7 milhões de euros, e uma vivenda em Maiorca que custou ao jogador 3,5 milhões.
Do mesmo modo, os carros topo de gama também representam parte da riqueza do avançado e nos últimos anos tem sido visto ao volante de veículos de marcas tão exclusivas como Ferrari, Porsche, Bentley, Maserati, Mercedes e Audi.
Um verdadeiro magnata…dos golos!