É, no mínimo, surpreendente!
O Real Madrid, apesar de ter vencido a derradeira edição da Liga dos Campeões, aparece no sexto posto do ranking europeu, hoje, apresentado pela UEFA. Tal classificação baseia-se nas prestações das equipas europeias nos derradeiros cinco anos, sendo que os pontos dos rankings obtêm-se atendendo às vitórias conseguidas, as fases e eliminatórias superadas e os títulos vencidos.
Assim, o Manchester City ocupa o primeiro posto desta tabela com 116,000 pontos. Segue-se o Bayern com 113,000 e o Chelsea com 109,000, sendo que o segundo e o terceiro deste ranking venceram as edições da prova em 2020 e 2021 respectivamente. Porém, realce para o facto dos Cityzens liderarem a tabela, jamais tendo conseguido levantar a “orelhuda”.
O quarto posto é ocupado pelo Liverpool com 108,000 pontos, sendo seguido pelo Paris Saint-Germain, um eterno derrotado na competição com 97,000 pontos. Finalmente, segue-se a equipa merengue com 96,000 pontos, não obstante ter triunfado na presente edição da máxima prova europeia de clubes.
Tal posição explica-se pelo facto do clube ter perdido muitas vezes um jogo nas eliminatórias que disputou, o que fez baixar-lhe a pontuação que apresneta. Bastará atentar no que sucedeu na presente edição que venceu, em que perdeu um desafio em cada uma das eliminatórias que disputou – Paris Saint-Germain nos oitavos de final, Chelsea nos quartos de final e Manchester City nas meias finais-. Outras temporadas existiram, como a de 2020/21, em que foi eliminado muito cedo na prova. Refira-se que o facto do Real ter vencido a Liga dos Campeões na época de 2017/18, a última vencida com Cristiano Ronaldo a representá-lo, não conta ainda para a classificação do presente ano, só sendo tomada em consideração no próximo. Aliás, se conseguir na época que agora se inicia um bom desempenho poderá escalar até ao pódio.
O Barcelona, esse, é o sétimo classificado da tabela com 93,000 pontos, menos 3,000 que o eterno rival merengue.
Uma tabela sui-generis, liderada por quem jamais venceu a competição…