Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Quem Ganhará a Guerra dos Videojogos?

Um passo em frente no mundo dos jogos electrónicos…

O Presidente da FIFA Gianni Infantino, como já escrevemos, foi reeleito hoje para um novo mandato que expira em 2027. Entre os tópicos abordados na conferência de imprensa pelo número um do futebol mundial, esteve a nova série de videojogos que a FIFA se prepara para lançar num futuro próximo e que irá competir directamente com o EA Sports FC e o eFootball da Konami. De facto, deve recordar-se que a FIFA e a EA Sports se separaram ao fim de mais de 30 anos devido a dissensos sobre a renovação da licença.

A Confederação das confederações já tinha anunciado a notícia em Maio do ano passado, quando Infantino explicou que a parceria com a EA Sports terminaria com o jogo FIFA 23 (graças a uma breve extensão do acordo). De facto, ao ouvir as palavras de Infantino no dia de hoje, é provável que se alvitre que a linha temporal será mais longa do que o esperado e que o jogo de vídeo não será lançado antes de 2025.

“Temos de manter o foco nos jovens. Vamos organizar as melhores competições em qualquer parte do mundo. Também iremos desenvolver a nossa plataforma FIFA Plus, que será também uma fonte de receitas para muitas associações. Para a geração mais jovem e para aqueles que ainda pensam ser jovens, os eSports fazem parte do futuro: o novo FIFA como videojogo, FIFA 25, 26, 27 e 28, será sempre o melhor videojogo para aqueles que amam isto. Estamos a falar sobre isso e teremos novidades em breve“, explicou o alto executivo suíço.

Quanto à ruptura entre as duas partes, a exigência da FIFA de mil milhões de dólares para que a parceria com a Electronic Arts fosse renovada foram a razão da ruptura. A EA Sports alegadamente recusou, após o que a empresa anunciou em Maio do ano passado a sua vontade de continuar com um novo jogo com outro título: EA Sports FC. Nessa ocasião, a EA salientou que várias entidades e marcas iriam continuar com a empresa:

Premier League;
LaLiga;
Bundesliga;
Serie A;
UEFA;
Conmebol;
NIKE.

Quem vencerá esta guerra dos videogos?