Economia do Golo
O desporto é a nossa paixão e a escrita o nosso vicio. Sempre dispostos a conjugar as duas artes, na certeza de uma junção sempre feliz... ousem descobrir!

Que equipas Entrarão no Primeiro Mundial de Clubes a 32?

Nenhum equipa portuguesa, nem o Liverpool…para já, pelo menos!

Como já, hoje, escrevemos, o Conselho da FIFA reuniu-se hoje no seu 73º Congresso em Kigali no Ruanda. Foram tomadas várias decisões, começando pelo calendário internacional para o período de cinco anos a partir de 2025 e terminando com os critérios de acesso ao novo Campeonato Mundial de Clubes de 32 equipas, que terá a sua primeira edição em 2025.

Após a aprovação da atribuição de vagas para o novo evento, que será disputado de quatro em quatro anos a partir de Junho de 2025, o Conselho da FIFA também aprovou oficialmente e por unanimidade os princípios-chave para o acesso ao torneio, com o objectivo de garantir a maior qualidade possível com base em critérios desportivos.

Deste modo, para definir os critérios, foi tido em consideração o período de quatro anos das épocas que antecederam a primeira edição do concurso, começando com a que termina em 2021 e terminando com a que termina em 2024.

Assim, para as confederações com mais de quatro vagas (UEFA e CONMEBOL): acesso para os campeões das quatro edições anteriores da principal competição da confederação e equipas adicionais determinadas por um ranking de clubes baseado no mesmo período de quatro anos;

Para as confederações com quatro vagas (AFC, CAF e Concacaf): acesso para os campeões das quatro edições anteriores da principal competição de clubes da confederação;

Para as confederações com uma vaga: acesso para o clube com a classificação mais alta entre os campeões da principal competição de clubes da confederação no período de quatro anos;

Para o país anfitrião: o acesso para o clube que ocupa esta vaga será determinado numa fase posterior.

Aplicam-se também critérios adicionais para definir as equipas participantes:

No caso de um clube ganhar duas ou mais edições da principal competição de clubes da Confederação durante o período 2021-2024, será utilizada uma classificação baseada em critérios desportivos para conceder o acesso;

Será aplicado um limite máximo de dois clubes por país à lista de acesso, com uma excepção se mais de dois clubes do mesmo país vencerem a principal competição de clubes da Confederação durante o período de quatro anos;

Seguir-se-ão outras consultas com as Confederações e partes interessadas para definir os mecanismos de cálculo da classificação dos clubes, que se basearão em critérios desportivos.

Com base nos critérios acima definidos, no caso da UEFA, o Chelsea (Campeões Europeus 2020/21) e o Real Madrid (Campeões Europeus 2021/22) já têm a certeza de participar no evento. Duas outras equipas seriam definidas pela Liga dos Campeões 2022/23 e pela Liga dos Campeões 2023/24, enquanto os restantes clubes seriam determinados por ranking.

Se o ranking da UEFA fosse utilizado – embora este aspecto, embora já previsto pelo jornal inglês The Times, precise de ser esclarecido oficialmente -, actualmente os oito clubes que teriam acesso ao Campeonato do Mundo de Clubes de 2025 seriam:

Manchester City
Bayern Munique
Borussia Dortmund
PSG
Barcelona
Juventus
Ajax
Inter de Milão
O Liverpool e o Manchester United ostentam actualmente um melhor ranking da UEFA do que a Inter de Milão, mas considerando a presença do Chelsea e do Manchester City (à frente de todos eles no ranking), a participação dos reds violaria o critério de um máximo de dois clubes por país.